Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 09.03.18 - 10h55

Conferência de Educação do Recife debate a consolidação do Sistema Nacional de Educação

img_alt

Evento termina nesta sexta-feira e reúne 900 pessoas (Foto: Wesley D`Almeida/PCR)

 

Termina hoje (09) a Conferência de Educação, realizado pelo Fórum Municipal de Educação (FME) em parceria com a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal da Educação (CME) do Recife. O evento, que começou quarta (7) na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, teve como tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. O encontro de hoje é realizado no Centro de Convenções de Pernambuco – Auditório Tabocas durante todo o dia.

O evento tem contado com ampla participação dos segmentos da sociedade civil organizada, instituições governamentais e não governamentais ligados à educação, como professores, funcionários da área e estudantes. Entre os presentes, nomes como o Secretário de Educação do Recife Alexandre Rebêlo, o Diretor executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, Isaac Machado, coordenador do Fórum Municipal de Educação, Vereador Renato Antunes, Ingrid Santos, professora, Clênio Silva representante do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Sindserpe) e Horácio Reis, professor e Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação.

Isaac Machado, coordenador do FME, destacou o momento histórico para a classe no Recife. “Temos a conferência mais democrática e participativa dos últimos tempos. A delegação vai desde professores, alunos, pais de alunos, movimentos sociais, entre muitos outros. Isso mostra a importância da sociedade em participar dessas discussões para a construção de uma educação de qualidade”, O coordenador destacou ainda que a conferência desta semana é um evento diferenciado, deliberativo, em que o objetivo é acompanhar e avaliar as sugestões que vão nortear o Plano Nacional de Educação.

Alexandre Rebêlo, Secretário de Educação do Recife disse acreditar no diálogo e na construção coletiva para poder deliberar sobre os rumos da educação. “Neste ambiente escolar, temos nos deparado todos os dias com professores, alunos, gestores, entre outros, com quem tenho vivido neste um ano e dois meses, mas a Conferencia permitiu agregar outros elementos importantes que trazem um olhar diferente e mais próximo da realidade da comunidade”, pontuou.

Representando a categoria dos alunos, Isaías da Silva, de 17 anos, um dos 500 delegados que estão representando o município nesta Conferência se disse orgulhoso e feliz em participar do evento e representar toda a sua classe. “Acho que este momento serve para nós, não só como alunos, mas como cidadãos observar como podemos contribuir de alguma forma com a construção de uma sociedade com uma educação melhor. Propor melhorias, apontar os erros, mas sermos mais participativos”, destacou Silva.

 

Conferência de Educação do Recife

Dia: 9 - 03

Hora: 18h às 21h

Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Auditório Tabocas

Endereço: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda