Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 09.03.18 - 15h59

Estudantes da rede municipal participam de Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE)

img_alt

Evento é o maior encontro pré-universitário de ciências e engenharia do país. Secretaria de Educação tem incentivado cada vez mais a realização de experiências que envolvam a pesquisa científica e Robótica para formar cidadãos investigativos e pensantes. (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Durante aproxima semana (12 a 16 de março), cinco estudantes da rede municipal representam a capital pernambucana na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece na Escola Politécnica da USP. Trata-se do maior evento pré-universitário de ciências e engenharia e que congrega jovens de todo o país.

No local, os estudantes Elienay Nascimento (15), Izabely Bento (15), Marcelle de Lima (16), Vitor Gomes (17) e Tarciana Alves (15) irão apresentar seus projetos, que foram vencedores da 3ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal do Recife, realizada em novembro do ano passado. No total, eles disputaram com 110 trabalhos.

A dupla formada por Elienay e Izabely, da Escola Municipal Hugo Gerdau, no Curado, vai mostrar aos visitantes seu projeto de Cortina Térmica Sustentável, feito sob orientação da professora Giselly Cairrão. O projeto consiste em uma cortina elaborada com embalagens de caixas de leite Tetra Pak para melhorar o conforto térmico no ambiente de maneira economicamente viável e, simultaneamente, promover educação ambiental.

O trio de parceiros Marcelle Ramos, Vitor Gomes e Tarciana Alves, da Escola Municipal da Iputinga, irá apresentar o projeto Iputinga dos Habitacionais: das palafitas para um apartamento. Com orientação da professora Sandra Almeida, os estudantes mergulharam nas políticas habitacionais voltados para a população de baixa renda e compreender os impactos sociais e econômicos de tais políticas sobre os beneficiados.

Prefeitura estimula pensamento investigativo - A Prefeitura do Recife tem incentivado cada vez mais a realização de experiências que envolvam a pesquisa científica e Robótica. O objetivo é formar cidadãos investigativos e pensantes. Apenas em 2017, 130 crianças e jovens ligados à rede de ensino municipal estiveram presentes em 11 eventos nacionais e internacionais de ciência e tecnologia no Pará, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Maranhão e Ceará, além da participação na Robocup 2017, realizada em Nagoya, no Japão, quando a equipe de Robótica ficou entre as dez melhores do mundo. Em 2018, a rede já tem garantidas três vagas para participar da ForoFicti, evento de ciências que acontecerá em maio, no México.