NOTÍCIAS

Primeira Infância | 09.03.20 - 10h30

Prefeitura lança Programa Embaixador da Primeira Infância do Recife

img_alt

Iniciativa visa ampliar colaborações para a construção coletiva do Plano Municipal para a Primeira Infância, que também conta com contribuição de 40 mil crianças. Nomes como Carol Levy, Tio Bruninho e Mariane Bigio já se engajaram na ação (Foto: Andréa Rego Barros/PCR)

 

Amanhã (terça, 10), a partir das 14h30, a sede da Prefeitura do Recife, será o ponto de encontro entre formadores de opinião e militantes pela causa das crianças e seus responsáveis para o lançamento do Programa Embaixador da Primeira Infância do Recife. A iniciativa, que contará com a presença da Primeira Dama Cris Mello visa ampliar os esforços para a elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância. O encontro acontecerá no nono andar.

O Programa consiste em uma sensibilização da sociedade para que os interessados façam a adesão através da Plataforma Colab – onde já estão sendo recolhidas sugestões para o plano desde fevereiro – e se engajem para ampliar a participação popular na consulta pública através de seus contatos pessoais. Qualquer pessoa pode se inscrever e também participar da consulta desde que tenha email e CPF. Basta baixar o Aplicativo Colab, disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS e clicar em ‘quero ser embaixador’ na área da consulta pública do Plano Municipal para a Primeira Infância do Recife. Para quem quiser dar sua opinião, a pesquisa também está disponível através do https://consultas.colab.re/primeirainfanciarecife, sítio onde qualquer cidadão também pode deixar suas colaborações para o Plano.

Ao optar por ser um embaixador, o internauta recebe um link personalizado por email que pode ser enviado aos seus contatos, além de sugestões de imagens, textos e vídeos para compartilhar com seus amigos e conhecidos. O link personalizado garante que cada contato responderá à consulta graças ao intermédio deste colaborador e cada resposta contará para o sistema de pontuações que gera recompensas cidadãs. A partir de cinco respostas através do link o sistema de compensações é gradual e inclui acesso a materiais acadêmicos sobre a Primeira Infância, menção no documento da Lei como Embaixador e credencial para participação como convidado do Seminário Internacional da Primeira Infância do Recife, que acontecerá durante a Semana do bebê, em maio. O acesso às recompensas cidadãs acontecerá após o término da consulta pública, em 28 de março.

O resultado do levantamento subsidiará a elaboração do Plano Municipal para a Primeira Infância (PMPI), que terá a duração de 10 anos (2020-2030). O trabalho terá ainda a participação de outros setores da sociedade. De acordo com o secretário Executivo para a Primeira Infância, Rogério Morais, a ideia é ampliar o debate e ter a participação de um maior número setores da sociedade. “É um Plano para dez anos e desejamos que as pessoas se identifiquem com as aspirações propostas nele e assim tenham um senso de pertencimento”.

Formadores de opinião se somam a esforços – Para reforçar o time e ampliar a participação popular na consulta pública, uma série de formadores de opinião ligados ao tema já abraçou a causa como Carol Levy, Fada Magrinha, Tio Bruninho, ONG Casa das Asas e Blog Maetamorfose, entre outros.

Plano elaborado a muitas mãos - O Plano Municipal para a Primeira Infância é o segundo passo após a instituição do Marco Legal da Primeira Infância (Lei nº 18.491), publicada em maio de 2018, e que estabelece princípios, diretrizes, instrumentos e competências para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento integral infantil e no desenvolvimento do ser humano. A primeira infância se caracteriza pelos primeiros 6 anos de vida da criança.

O levantamento está sendo coordenado pelo Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Cidade do Recife (Comdica) em parceria com Prefeitura do Recife por meio das Secretarias Executiva para a Primeira Infância e de Educação e ocorre até o março.  Além da consulta pública online, as crianças do Recife que estudam na Rede de Ensino Municipal estão participando de uma consulta pública sobre o que esperam que a Cidade ofereça para elas. Entre os quesitos sobre os quais os alunos opinarão está “O que sonho na cidade para mim”. Cerca de 40 mil crianças do grupo IV ao 3º Ano do Ensino Fundamental e com idades entre 4 e 8 anos, de 246 Escolas da Rede, 18 unidades conveniadas e dez colégios particulares participarão da consulta.