Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 09.03.22 - 10h56

Prefeitura do Recife vacina contra covid-19 crianças e adolescentes usuários dos CREAS

img_alt

Equipamento da Assistência Social irá receber profissionais de saúde para imunização do público em vulnerabilidade e risco social. (Foto: Ikamahã Lopes/SESAU-PCR)

 

A vacinação itinerante contra a covid-19, promovida pela Prefeitura do Recife, chega aos usuários dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Nos dias 8, 9 e 10 de março, das 8h às 15h, todas as seis unidades de CREAS da capital pernambucana receberão crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos incompletos, além do público socioeducativo até 21 anos para a imunização. As equipes da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) vão vacinar aqueles que tiverem o perfil para receber a primeira dose da vacina ou aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou ainda os que já podem tomar a de reforço. A mobilização das famílias e crianças para a vacinação foi realizada pelas equipes do CREAS e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) em articulação com as organizações da sociedade civil que atuam nos territórios. 

Para a vacinação, as equipes da Secretaria de Saúde fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é preciso levar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação. As unidades dos CREAS no Recife ficam nos bairros de Campo Grande, Cordeiro, Pina, Afogados, Boa Vista e Espinheiro.

O CREAS é um equipamento gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventudes e Políticas sobre Drogas do Recife que possui equipe interprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais atuam, sobretudo, em três serviços: o Serviços de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), o Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias. Os profissionais do CREAS buscam desenvolver um trabalho social com as famílias em situação de risco social e pessoal. O serviço visa garantir o acesso a direitos socioassistenciais, oferecendo também atendimento psicossocial.

VACINAÇÃO ITINERANTE - A iniciativa, que visa ampliar a cobertura vacinal na cidade, começou em agosto do ano passado e já visitou mais de 210 localidades, onde foram aplicadas mais de 70 mil doses da vacina anticovid. Todas as localidades são escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante as atividades, os trabalhadores da Secretaria de Saúde do município vão realizar uma busca ativa das pessoas a partir de 12 anos que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar a de reforço. Os profissionais fazem o cadastro das pessoas no Conecta Recife e realizam a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento.

Para receber a vacina, os moradores precisam ter um documento de identificação com foto e um comprovante de residência. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação.

Confira a programação:

 

TERÇA-FEIRA (8)

CREAS Educador Renato Ribeiro. Estrada de Belém, 713, Campo Grande

CREAS Cordeiro. Rua Odete Monteiro, s/n, Cordeiro

 

QUARTA-FEIRA (9)

CREAS Miguel Otávio. Rua Mário Gomes de Mattos, 193, Pina

CREAS Afogados. Rua 21 de Abril, 1092, Afogados

CREAS Ana Vasconcelos. Rua Dom Manoel Pereira, 75, Boa Vista

 

QUINTA-FEIRA (10)

CREAS Espinheiro. Rua Quarenta e Oito, 693, Espinheiro