NOTÍCIAS

Cultura | 09.05.11 - 19h39

Prefeitura do Recife plantará mil árvores em maio

O trabalho começará nesta semana, pela Avenida Mascarenhas de Morais

A Prefeitura do Recife aproveita o período de chuvas para ampliar a cobertura verde da cidade. Desde abril, a Emlurb intensificou o plantio de mudas em vários pontos do Recife, em especial, em corredores largos, cortados por canteiros, onde as novas espécies poderão crescer com maior segurança. Só no mês passado, foram instalados 800 ipês, acácias entre outros vegetais e a ideia é plantar outras mil em maio.

Nesta semana, o plantio de novas mudas acontecerá nas avenidas Mascarenhas de Morais (Imbiribeira) e Maurício de Nassau (Cordeiro). No primeiro corredor, serão plantadas 160 espécies, já na segunda via serão mais 80. As mudas escolhidas para ornamentar os locais foram acácias, ipês (roxos, amarelos e rosa), paus d’arquinho, flamboyants, felícios, entre outras que compõem a flora nativa.

Em abril, o mesmo trabalho aconteceu nas avenidas Norte, 17 de Agosto, na Estrada do Encanamento entre outros corredores. “Estamos priorizando vias com maior largura e constituídas por canteiros para assegurar que as novas mudas cresçam sem problemas. Também estamos utilizando espécies com características adequadas para cada lugar, a fim de não gerar transtornos para a população”, explica o gerente das Sementeiras do Recife, Fernando Bivar.

A programação de maio ainda prevê o plantio de pelo menos 840 mudas nos bairros do Recife, Arruda, Ipsep, entre outros. “O tempo de chuvas é ideal para o crescimento dessas novas árvores na cidade. Queremos, com isso, aumentar a cobertura vegetal do Recife, propiciando espaços mais agradáveis para a convivência das pessoas”, ressalta Bivar.

Serviço - A cidade conta com três sementeiras onde são cultivadas milhares de mudas de diversas espécies. Dois destes espaços são abertos a visitas para pesquisas ou passeios. Uma das sementeiras funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, no Sítio Trindade, em Casa Amarela. Os interessados ainda podem visitar a sementeira do Jardim Botânico, que está aberta quase todos os dias, exceto segundas, nos horários das 8h às 15h30. Na Universidade Federal Rural de Pernambuco, também são cultivadas mudas, mas o espaço não é aberto ao público. Para maiores informações ou solicitação de plantios o telefone de contato é o 156.