NOTÍCIAS

Cultura | 09.05.11 - 16h36

Prefeitura montou seis alojamentos para abrigar famílias

Além dos dois abrigos municipais, a Prefeitura do Recife montou seis alojamentos para receber as famílias que precisaram deixar suas casas, que estão em áreas de risco nos morros e em alagados. Atualmente, cerca de 1.160 pessoas estão nos seis alojamentos e dois abrigos municipais. 

Os alojamentos para acolher os desabrigados das chuvas que moram nas áreas ribeirinhas (próximo às margens do Rio Capibaribe) estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 375 alojados – 82 famílias), Creche Casinha Azul (Iputinga; com 85 alojados – 28 famílias), Escola Municipal Maciel Pinheiro (Torre; 290 alojados – 101 famílias), Escola Nilo Pereira (Monteiro; 118 alojados – 31 famílias), Escola Municipal Célia Arraes (Areias; 41 alojados – 7 famílias) e a Arquidiocese da Várzea (Várzea; 230 alojados – 46 famílias).

Outros dois abrigos da PCR estão abrigando pessoas retiradas de áreas de risco (morros) e que aguardam auxílio moradia. São eles: Imbiribeira (9 abrigados -1 família) e Avenida Norte (51 abrigados – 7 famílias).

A manutenção dos espaços é garantida pela Secretaria de Assistência Social, que também orienta a execução da limpeza, e o cumprimento das normas de convivência. A fim de oferecer o máximo de conforto possível, foram distribuídos colchões, que ficarão com as pessoas quando retornarem para as casas. Todos os desalojados receberam kit de higiene pessoal. Também contam com três refeições diárias e garrafões d’água. 

Até a noite de domingo (08), já foram distribuídas 13.368 refeições com os 1.114 desalojados por conta das chuvas. Também foram distribuídas 260 cestas básicas, cerca de 600 kits de higiene, além de 1.114 colchões. 

Mais de 100 servidores, dos quais 50 são da Secretaria de Assistência Social, atuam diretamente com os alojados nos seis abrigos e dois alojamentos municipais. As equipes também apóiam a Defesa Civil do Recife no auxílio de quem está em casas de parentes.