NOTÍCIAS

| 09.05.11 - 19h58

Vítimas das chuvas recebem assistência da Secretaria Municipal de Saúde

Profissionais atendem uma média de 70 pacientes por turno

Por Tádzio Estevam

Mais de 300 pessoas atingidas pelas fortes chuvas da semana passada que moram na comunidade do Detran, no bairro da Iputinga, foram alojadas em dois abrigos oficiais disponibilizados pela Prefeitura do Recife: Escola Municipal Dinah de Oliveira e Creche Casinha Azul. Nesses locais, elas estão recebendo assistência médica desde a última quinta-feira (05) de profissionais do Programa Saúde da Família.

Os profissionais trabalham em regime de revezamento durante 12 horas por dia. “De quinta-feira para cá, nós estamos atendendo uma média de 70 pessoas por turno”, afirmou a médica do PSF da Vila União, Cíntya Oliveira. Acompanhada por uma enfermeira, a médica examina, receita e até distribui medicamentos para os desabrigados e desalojados. “Aqui atendemos todos os tipos de queixas. Porém, as mais comuns são problemas respiratórios como asma e tosse, problemas de pele, dores de cabeça – não por pressão alta, e sim, por desgaste proveniente de estresse – e dores de garganta”, comentou. A medicação é distribuída pelo posto de saúde e também pelo Distrito Sanitário IV.

A Escola Municipal Dinah de Oliveira concentrou o maior número de pessoas: 300. Adultos e crianças dividem 12 das 15 salas de aula da escola. Lá eles recebem todo tipo de assistência médica, inclusive vacina para tétano e gripe. “Tirando a saída da minha casa por conta da chuva, estou muito satisfeita com o serviço dos médicos. Estou sendo muito bem tratada, com medicação e alimentação”, disse Mirelli Cavalcanti, uma das desabrigadas, que está grávida de oito meses. A gestante recebeu medicamentos para tratar infecção urinária, tosse, evitar a leptospirose, além de ter tomado a vacina contra a gripe. Já na creche Casinha Azul estão as pessoas que não conseguiram ficar na escola por falta de espaço. Contudo, a assistência é feita da mesma maneira. “Estou aqui com a minha mãe, três sobrinhos e seis filhos. Não tivemos condições de ficar na escola e fomos trazidos para cá. Os médicos estão tratando da gente com muita atenção”, disse.

Desde o início das chuvas, a Secretaria de Saúde do Recife acompanha a população em todos os momentos. As ações são integradas de todos os seis Distritos Sanitários com as diretorias de Vigilância à Saúde, Atenção à Saúde, Planejamento e Administração Setorial, além da relação intersetorial junto ao Iasc e a Codecir. Mais de 110 profissionais dessas áreas estão mobilizados para atender a população prestando assistência à saúde. Os distritos acompanham a população desde a retirada das famílias das casas das áreas de alagamento ou com risco de desabamento até o abrigamento. As equipes de profissionais são compostas por médicos, enfermeiros, agentes de saúde e ambiental que atuam nas comunidades e nos abrigos.