NOTÍCIAS

Mulher | 09.06.11 - 15h39

Gestores e gestoras participam da Capacitação em Orçamento Sensível ao Gênero

A Prefeitura do Recife promove, nesta quinta-feira (09), a Capacitação em Orçamento Sensível ao Gênero para gestores e gestoras na organização feminista SOS-Corpo. Evento segue até as 18h, com a finalidade de construir uma metodologia para indicadores de gênero no orçamento público.

A capacitação, que reúne vinte representantes das Secretarias da Mulher, Gestão e Planejamento, Finanças, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Administração, além da Emprel e Dircon, é composta por dois momentos. No primeiro, Silvia Dantas, educadora da organização, realiza uma dinâmica junto ao grupo para identificar e conceituar políticas públicas para mulheres. No segundo, haverá um debate com os participantes para formação de uma metodologia em gênero e como institucionalizá-la nos setores públicos. Segundo Sílvia, é necessário que em todo o processo de formação e execução de políticas públicas esteja presente a questão de gênero.

Sobre a efetivação dos indicadores de gênero no orçamento público, a secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira, comenta: “a proposta é que até 2013 a Prefeitura do Recife defina o orçamento destinado às mulheres, o que nós chamamos de orçamento de gênero”.