Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.06.17 - 18h20

Concluintes de cursos do Pronatec Mulheres Mil recebem certificados na UFRPE

img_alt

As estudantes foram acompanhados pela equipe do Acessuas Trabalho, vinculado à Prefeitura do Recife, com objetivo de ampliar as oportunidades de emprego das mulheres em situação de vulnerabilidade social (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Mais de 60 concluintes de três cursos profissionalizantes promovidos pelo programa Pronatec Mulheres Mil, realizado em parceria com a Prefeitura do Recife, receberam seus certificados nessa quinta-feira (08), no auditório da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos. Os cursos do Ministério da Educação (MEC) são executados na capital pernambucana através de uma articulação do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho Recife), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife; da Secretaria Municipal da Mulher e do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), vinculado à UFRPE.

Desde antes das aulas, as participantes foram acompanhadas pela equipe do Acessuas Recife, que, através de cursos gratuitos de formação e qualificação profissional, objetiva ampliar as oportunidades de emprego das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, como forma de buscar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social. As assistentes sociais que trabalham no Acessuas Recife fazem a interlocução entre as instituições parceiras que oferecem os cursos e os alunos. A equipe acompanha os estudantes durante todo o percurso, desde a articulação e mobilização até o monitoramento da frequência nas aulas e a inserção no mundo de trabalho. 

No caso do Pronatec Mulheres Mil, o público prioritário são as mulheres em situação de vulnerabilidade social que estejam preferencialmente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais – sistema do Governo Federal que contém informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda. Os cursos de higienista em serviço de saúde, recepcionista em serviço de saúde e agente de combate às endemias tiveram quatro meses de duração e foram ministrados na ONG Lar Fabiano de Cristo, na Várzea, no Centro de Referência Clarice Lispector, em Santo Amaro, e no Centro da Mulher Júlia Santiago – estes dois últimos espaços são da Secretaria da Mulher do Recife.

Um pouco antes de falar às concluintes em nome da Prefeitura do Recife, a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, destacou a importância do Pronatec Mulheres Mil no processo de luta pela igualdade de gênero e combate à violência contra as mulheres. “Uma das coisas mais importantes para quebrar o ciclo da violência e da pobreza é a profissionalização. Nesse contexto, esses cursos direcionados às mulheres atuam de forma incisiva na política de luta pela igualdade de gênero, justiça social e desenvolvimento sustentável”, frisou Cida, que participou da formatura também representando a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna.

A coordenadora do Acessuas Trabalho Recife, Catarina Márcia, destacou o impulso que a qualificação profissional pode dar na carreira das alunas. “Esses cursos de preparação para o mundo do trabalho vão impactar na vida dessas mulheres e de toda a família delas. Elas se tornam protagonistas da vida delas, viram outra pessoa depois das aulas”. Também participou da formatura a pró-reitora de Extensão da Universidade Rural, Ana Marinho. 

Concluinte do curso de recepcionista em serviço de saúde, Maria Betânia Messias de Santana, de 40 anos, moradora de Água Fria, elogiou a qualidade dos professores e o conteúdo das aulas. “A prendi tanto nesse curso que já estou trabalhando no Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, em Brasília Teimosa - mesmo local onde tive as aulas”, explicou. 

Já a auxiliar de serviços gerais Carla Helena Cavalcante, de 29 anos, concluiu o curso de combate às endemias na sede da ONG Lar Fabiano de Cristo. “Foi uma experiência maravilhosa e vou batalhar para conseguir um emprego nessa área”, disse Carla.