Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.06.17 - 19h43

Prefeito Geraldo Julio abre os Jogos Paralímpicos do Recife

img_alt

As competições contarão com mais de 500 paratletas e seguem até o próximo domingo (11). Novidade é a participação das escolas da rede municipal do Recife. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

E os Jogos Paralímpicos do Recife 2017 estão oficialmente abertos. A cerimônia de abertura foi realizada na tarde desta sexta-feira (9) no Compaz Escritor Ariano Suassuna, com a presença de centenas de paratletas, treinadores, autoridades e uma torcida muito animada. O prefeito Geraldo Julio declarou o início das competições, que seguem até o domingo (11). A organização é das Secretarias de Turismo, Esportes e Lazer, de Educação e de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, com a participação de 550 paratletas, incluindo das escolas da rede municipal do Recife. A abertura contou com desfile das delegações, tocha e pira olímpica, shows de Geraldinho Lins, Mistura Visual,  Victor Ferrari e uma apresentação especial dos bailarinos Amanda Lima e Wendel Henrique.

Os Jogos contarão com sete modalidades, garantindo inclusão e estímulo à prática esportiva. A competição vai servir de seletiva para os Jogos Brasileiros Paralímpicos, no caso da categoria Estudantil, e Jogos Paralímpicos de Pernambuco, no caso da categoria Aberta. "Tenho certeza que será uma grande competição e, este ano, teremos a participação dos alunos da nossa rede municipal de ensino. A abertura foi uma grande festa e as competições vão integrar ainda mais os paratletas", destacou o prefeito Geraldo Julio.

Suely Guimarães foi a homenageada deste novo formato de jogos voltados para pessoas com deficiência. Ela, que é especialista em lançamento de disco, carrega na bagagem o título de recordista mundial e bicampeã paralímpica, além de sete títulos mundiais. Já o paratleta do salto em altura, Jeohsah Beserra, foi o responsável pela condução da tocha que acenderá a pira. Com apenas 17 anos, o atleta do salto em altura foi sexto colocado na Paralimpíada do Rio, em 2016. Ele que fez a marca de 1,85m – atual recorde brasileiro paralímpico – é também campeão pernambucano adulto, na versão olímpica da prova do salto em altura.

A cerimônia contou ainda com um juramento que foi feito pela atleta dos 100 metros rasos e salto em distância, Ana Cláudia. Ela também representou Pernambuco nos Jogos do Rio, conquistando a quarta colocação na modalidade. Mais de 320 paratletas estão inscritos para competir, além de 28 guias para corredores cegos. Quatorze escolas públicas do Recife também estão envolvidas e vão levar seus alunos para participar. Ao todo, 79 estudantes se inscreveram para competir nas categorias estudantis. Outros 84 estarão inseridos em espaços lúdicos pensados para crianças com idades entre 7 e 11 anos.

"Eu adoro o atletismo. Me acordo cedo e saio de 5h30 para treinar todos os dias. Isso ajuda muito na nossa vida. Estou achando o máximo participar desses Jogos e é muito importante tudo que for feito para nós, já que é um incentivo formidável para as pessoas com deficiência", disse Eliane Raimundo, moradora de Jardim São Paulo, e que representará o Centro Evangélico de Reabilitação e Terapia Ocupacional (CERTO) no arremesso de peso, de disco e de dardo. "Eu acho que vai ser legal poder competir com outras pessoas. Treinei pouco, mas é importante competir e a expectiativa é ótima. Quero fazer bonito aqui", destacou a paratleta Alice Cristina, da Escola Municipal Professor José da Costa Porto, localizada no Coque, em Joana Bezerra.

Os Jogos Paralímpicos contam com sete modalidades esportivas, são elas: natação, golbol – ou goalball, atletismo, tênis de mesa, bocha, basquete em cadeira de rodas e badminton.  Além das competições, haverá também demonstração de outras modalidades como é o caso do futebol de cinco e vôlei sentado. Toda a programação é aberta ao público e gratuita. No sábado e domingo, as modalidades acontecerão simultaneamente em três pontos da cidade: Compaz do Cordeiro, Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, e Instituto dos Cego, nas Graças. Vão participar homens e mulheres com deficiência física, visual e/ou intelectual, com idade mínima de 12 anos. As disputas para a categoria Estudantil serão: de 12 a 14 anos, Estudantil – Atletismo, Bocha, Natação e Tênis de Mesa; de 15 a 17 anos, Estudantil – Atletismo, Bocha, Natação e Tênis de Mesa; e na categoria Aberta - Atletismo, Bocha, Badminton, Natação, Vôlei Sentado, Basquete Cadeiras de Rodas e Tênis de Mesa.


PROGRAMAÇÃO:


SEXTA-FEIRA (09/06)
Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro
Abertura, às 15h;

SÁBADO (10/06)
Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro
8h às 12h: Tênis de Mesa, bocha e badminton
14h às 17h: Basquete em cadeira de rodas e natação

Centro Santos Dumont, em Boa Viagem
8h às 12h: Atletismo
14h às 18h: Atletismo

DOMINGO (11/06)
Centro Santos Dumont, em Boa Viagem
8h às 12h: Atletismo

Instituto dos Cegos, nas Graças
8h às 12h: Golbol