Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.06.17 - 11h28

Prefeitura do Recife discute violência contra a pessoa idosa em seminário

img_alt

O evento, que também debateu o envelhecimento saudável, foi a segunda ação da programação que marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (Foto: Wesley D`Almeida/PCR)

 

Mais de 200 pessoas lotaram o auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, para debater “A pessoa idosa e as novas relações sociais e familiares” em um seminário promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, nessa quinta-feira (8). O evento organizado pela Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir) foi a segunda ação do mês marcado pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, na próxima quinta-feira (15).

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, fez questão de prestigiar o encontro. “Estou aqui para falar com meus colegas idosos como eu. Fico muito satisfeito em abrir um seminário que traz discussões importantes como o combate ao preconceito contra o idoso. Não podemos abrir mão da política de atenção ao idoso. Vamos honrar nossos cabelos brancos, os tempos vividos, lutar e agradecer porque ainda estamos vivos”.

Já Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, destacou o desafio que é garantir um envelhecimento digno. “A expectativa de vida da pessoa idosa aumentou e as políticas públicas têm que acompanhar isso para proporcionar uma melhoria na qualidade de vida desse público”, disse a secretária. Ela ainda lembrou que a programação da Prefeitura do Recife para marcar o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa incluiu a Feira de Cidadania e Cuidados da Pessoa Idosa, realizada no Compaz do Cordeiro, no último dia 2; e se encerra com o Baile de São João da Pessoa Idosa, que será na tarde do dia 20 de junho, no Classic Hall.

Participaram do seminário profissionais da área de saúde e assistência social, cuidadores de idosos, estudantes, além de diversos idosos que participam de grupos de convivência e outros que são atendidos nas casas de acolhida da Prefeitura do Recife e da região metropolitana. Severina Paiva de Santana, coordenadora de um grupo de convivência de idosos do Morro da Conceição, falou das mudanças no cotidiano das pessoas idosas hoje em dia. “As idosas de antigamente só se preocupavam em cuidar do marido, da casa, dos filhos e dos netos. Minha mãe mesmo teve 18 filhos. Hoje é diferente. Nós estudamos e lutamos por nossos direitos. Chegar hoje à maturidade é uma conquista”, disse dona Sevi, como é conhecida.

A primeira palestrante foi a terapeuta e professora Viviane Torquato, que é diretora-presidente do Familiar - Centro de Atendimento Profissional Multidisciplinar na Área de Família. Ela deu diversas dicas sobre como envelhecer de forma saudável. “Precisamos aprender a lidar com o idoso de forma amorosa, paciente e respeitosa na nossa casa. Há muitos casos de depressão porque os idosos vivem isolados. Os parentes precisam ter paciência quando o avô perguntar duas vezes a mesma coisa. Por outro lado, os idosos também precisam se preparar para envelhecer da melhor forma possível, com orgulho e satisfação”.

Já a promotora de Justiça Luciana Maciel falou sobre os crimes previstos no Estatuto do Idoso. “As pessoas só costumam associar violência a casos extremos como os maus tratos, mas também existe a violência psicológica, o desprezo e a discriminação”, explicou a representante do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).