Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.06.18 - 14h17

Moradores do Alto José Bonifácio recebem ações conjuntas do Recife em Ação e Governo Presente

img_alt

A iniciativa conjunta foi acompanhada pelo prefeito Geraldo Julio e pelo governador Paulo Câmara na manhã deste sábado (9), com secretarias e órgãos estaduais e municipais ofertando serviços à comunidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Mais um dia de cidadania e serviços de todas as áreas para os recifenses. Assim foi a manhã deste sábado (9), onde a Prefeitura do Recife realizou mais um Mutirão de Serviços Integrados Recife em Ação, em conjunto com o Governo do Estado e Programa Governo Presente, com ações que beneficiaram mais de 600 famílias na comunidade do Alto José Bonifácio. O prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara acompanharam a iniciativa, que ofertou serviços nas áreas saúde, limpeza, iluminação e manutenção pública, assistência social, cidadania e educação, além de emissão de documentos, empreendedorismo, defesa do consumidor e muito mais. As atividades começaram às 8h e seguiram ao longo do dia, nas dependências da Escola Estadual Caio Pereira e no entorno. 

“Estamos chegando junto da população com os serviços que estão acontecendo aqui na escola, como retirada da identidade, atendimento na educação, da saúde também, e na rua, com limpeza na parte de drenagem, cuidado com as escadarias e corrimão, iluminação. Então hoje a população está vendo a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado chegando mais perto, atendendo as necessidades aqui do bairro”, declarou o prefeito Geraldo Julio sobre a ação, que integra um conjunto de medidas desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife, que tem entre seus objetivos o resgate da cidadania, a garantia dos direitos e a prevenção social da violência nas áreas mais carentes

O governador Paulo Câmara falou da importância do mutirão e garantiu a continuidade da ação. "Essa presença é muito importante. O sábado é um dia estratégico para fazermos essa prestação de serviços à população, de retirada de documentos, de orientação na área de saúde, cidadania, Procon, dentre outras tantas, porque as pessoas tem rotinas corridas, e às vezes não conseguem chegar nesses serviços. Sabemos que a demanda é grande, queremos melhorar os serviços e continuar levando esta ação tão fundamental para as pessoas", avaliou.

Durante à visita ao Alto José Bonifácio, o prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara garantiram também o investimento de R$120 mil para a requalificação da quadra de futsal da comunidade. A obra que deve ser iniciada agora no mês de junho, vai contar com pintura geral, recuperação do gradil, renovação da iluminação e novos equipamentos.

Para Vilma Soares, moradora da comunidade, o mutirão é de extrema relevância para o bairro. “É muito, muito importante ter tudo isso reunido num só dia aqui. Já fiz diversas coisas que precisava. Documentação, orientação jurídica, orientação no Procon, e agora estou aqui checando minha saúde. Aproveitei e trouxe o meu marido. Ter tudo isso perto de casa facilita muito para nós que às vezes nem temos como nos deslocar. Estou bastante feliz e satisfeita com todo o atendimento que estou recebendo”, afirmou a dona de casa que também foi atendida no caminhão mamógrafo da PCR, que esteve estacionado no local para a realização do exame.

No mutirão, os moradores puderam contar com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, ofertando serviços de promoção e prevenção, além de aferição de pressão arterial, teste de glicose e testes rápidos para detecção do vírus HIV e Sífilis. As crianças também receberam orientações sobre os cuidados com a higiene bucal.O Programa Nacional de Imunização disponibilizará vacinas de DT (difteria e tétano) e gripe – esta última para os grupos prioritários.

Durante a ação, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) também executou uma série de serviços, com o reforço das intervenções já realizadas na área como drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana. Também houve a intensificação da manutenção no sistema de drenagem com limpeza em diversas vias, que deve melhorar o escoamento de águas das ruas do bairro. O local também recebeu serviços de tapa-buracos em vias como Rua Alterosa, Rua Eládio Cambuí e Rua Alto do Brasil.

O mutirão também contou com a atuação de Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces), que deram orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, e distribuirão hipoclorito, substância utilizada para lavar alimentos e purificar a água.Durante a atividade também foi possível realizar a emissão de segunda via de RG e de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de ações de prevenção e cuidado com as drogas, com atividades de prevenção e orientações e individuais e em grupos para usuários de drogas e familiares, por meio de escuta qualificada e dinâmicas terapêuticas.

“Está tudo de primeira. Eu vim só ver a minha pressão e acabei saindo com vários esclarecimentos de como regularizar meu comércio, como me tornar um pequeno empreendedor. Uma surpresa boa e que vai trazer novos caminhos para mim”, comentou confiante o autônomo Valdemir Cruz, que utilizou os serviços de Intermediação de Mão de Obra da Agência do Emprego do Recife, presente no local, além de da Sala do Empreendedor, que esclareceu dúvidas sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos e cursos de aperfeiçoamento.

O Programa de Robótica na Escola também esteve presente nas ações deste sábado, com atividades planejadas que envolvem competição de robô, Oficina de de animação digital, oficinas de jogos educativos, contação de histórias e brincadeiras populares. Além disso, uma equipe técnica da Secretaria da Mulher fez uma intensa  divulgação dos serviços de combate e prevenção à violência de gênero e encaminhamentos dos casos de violência doméstica e supressão de direitos à rede de proteção.