NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.07.15 - 08h48

Prefeitura oficializa enfrentamento à violência de gênero nas escolas do Recife

img_alt

Geraldo Julio assinou decreto que regulamenta o programa "Maria da Penha vai à Escola: Construindo a Igualdade" nas unidades de ensino da cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)


A tarde desta quarta-feira (8) foi  marcada pela legitimação do enfrentamento ao preconceito e promoção à igualdade de gênero. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da secretária da Mulher, Elizabeth Godinho, e do secretário de Educação Jorge Vieira, assinou decreto que oficializa a ação "Maria da Penha vai à Escola: Construindo a Igualdade", campanha que visa promover uma cultura de igualdade de gênero e a prevenção da violência contra a mulher dentro e fora das unidades de ensino. O ato aconteceu no auditório Capibaribe, na sede da Prefeitura do Recife, e contou com representantes do poder judiciário, Ministério Público de Pernambuco, governo do Estado e das polícias Civil e Militar.

A ação já foi implantada em maio de 2014 pela gestão na rede de ensino municipal, mas agora ganhou respaldo legal. Para que seja ampliada, a dinâmica da iniciativa será constituída da capacitação de educadores sociais e gestores públicos, além da formação de alunos do município por um viés da igualdade de gênero, promovendo uma educação de base que preza pelos direitos humanos, principalmente enfrentamento à violência.

"Estamos fortalecendo as ações de conscientização contra a violência contra a mulher nas nossas escolas, para nossos educadores, nossas crianças, nossos alunos, virarem também multiplicadores dessa questão".

"Estamos fortalecendo as ações de conscientização contra a violência contra a mulher nas nossas escolas, para nossos educadores, nossas crianças, nossos alunos, virarem  também multiplicadores dessa questão. Fiquei muito feliz de encontrar neste ato de hoje os movimentos sociais, vários movimentos de mulheres, Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público e Governo do Estado, todo mundo junto para somar forças para combater a violência contra mulher. Acho que o Brasil ainda precisa avançar muito nisso e estamos aqui atuando firme nesse processo", declarou o prefeito Geraldo Julio.

A secretária da Mulher do Recife, Elizabeth Coutinho, falou da importância do decreto e explicou o funcionamento da ação."Esta é uma  forte iniciativa de prevenção à violência de gênero. Esse decreto regulamenta uma ação do Plano de Enfrentamento Municipal à Violência, que é a ação ´Maria da Penha vai à Escola´, um importante condutor deste processo de formação para o combate e prevenção à violência contra a mulher. Estamos garantindo que este processo comece na infância, na orientação dessas crianças, jovens, alunos e gestores que mudam o pensamento inclusive das famílias desses jovens, que começam a trer um olhar mais atento e sensível para a igualdade", destacou a secretária.

O projeto "Maria da Penha vai à Escola : Construindo a Igualdade", já atingiu quase 3000 alunos da rede municipal de ensino. Só no período de maio a dezembro de 2014, meninas e meninos de 128 turmas de 49 escolas municipais participaram da ação que incluía peças de teatro, cordéis, vídeos a livros produzidos por estudantes e educadoras para chamar a atenção sobre a violência de gênero.  Também foram realizadas, em 2014, 98 palestras para a comunidade escolar. Em 2015, as atividades tiveram início no dia 2 de março e alcançaram  22 escolas, contemplando 46 turmas. Até o final de 2016, 212 escolas municipais que trabalham com anos iniciais do ensino fundamental vão receber a ação.

Segundo Rosângela Santos, Conselheira Municipal da Mulher, a iniciativa é mais uma ação concreta de reforço ao combate à discriminação de gênero e violência contra mulher: "Se queremos mudar essa situação de temor, de violência, de preconceito, tem que ser na base e a base de tudo é a educação, orientando as crianças e também as famílias. Estou muito feliz de ver que isso está acontecendo, que é uma ação concreta e que dá resultados. A prefeitura está de parabéns por reconhecer a importância desta questão".