Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 09.07.17 - 22h06

Começa a celebração ao centenário de Hermilo Borba Filho

img_alt

Oferecida pela Prefeitura do Recife, em parceria com Governo do Estado e Editora Cepe, programação começou ontem e segue até o próximo dia 15 de julho, com peças, leituras dramáticas, exposição. Tudo gratuito e aberto ao público (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

No dia em que o autor, encenador, professor, crítico e ensaísta Hermilo Borba Filho completaria cem anos, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, iniciou, ontem, a programação da Semana Hermilo, que vai oferecer diversas atividades culturais gratuitas e abertas ao público. Montada em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a celebração a um dos maiores romancistas e homens de teatro que o Nordeste já produziu segue até o próximo dia 15 e contará com exposição de fotos, espetáculos teatrais e exibição de filmes.

Na primeira noite de atividades, foi a cultura popular que abriu alas para as celebrações, com a apresentação do Banco de Cavalo Marinho Boi Pintado Mestre Grimário, criado em Aliança e sediado na Cidade Tabajara. "Era disso que Hermilo mais gostava", celebrou a secretária de Cultura do Recife e viúva do escritor, Leda Alves. "Hermilo chegou a dizer que era um parasita do folclore. Cavalo marinho e bumba meu boi, por exemplo, eram consideradas por ele expressões do teatro popular. Foi dessa seiva que Hermilo se alimentou", disse Leda, devotada guardiã do legado hermiliano. E continuou: "Em mim, Hermilo é mais que saudade. É uma presença viva e forte. Não foi por acaso que a última página que ele escreveu termina numa vírgula: sua obra nunca vai ter fim."

Depois, a Cepe anunciou o lançamento dos livros Contos e Os Ambulantes de Deus, que devolvem a obra de Hermilo às prateleiras recifenses. "Pela sua dimensão como escritor, folclorista, ensaísta, Hermilo merecia ser reeditado. Pela primeira vez, os contos dele foram todos reunidos num livro só. É muito importante colocar essa obra novamente em circulação. Ler Hermilo foi uma grande descoberta para mim, quando jovem. Queremos proporcionar isso às novas gerações", disse Ricardo Leitão. 

A noite de estreia da programação contou ainda com abertura da exposição sobre Hermilo e seu legado, com fotos, escritos originais, livros e até uma máquina de escrever usada por ele, além de leitura dramatizada com Hilda Torres e Adriano Cabral. Fechando o primeiro dia de festa, foi apresentado o Espetáculo Mucurana, o Peixe, uma adaptação de Carlos Carvalho do conto O Peixe, com Mario Miranda, Iris Campos e Flávio Renovatto, da companhia Construtores de Histórias, no elenco. Um espetáculo protagonizado pelo texto, que ocupa o lugar até do cenário na obra marcada pelo realismo fantástico com sotaque nordestino inaugurado pelo autor.

"Essa celebração que marca os 100 anos de Hermilo é uma celebração à vida. E, de vida, ele entendia como ninguém", disse Luís Reis, da Universidade Federal de Pernambuco, estudioso da obra hermiliana. O ator Germano Haiut, que comungou de muitos espetáculos e ideias com Hermilo, fez questão de festejar o amigo e companheiro de tantos anos. "Hermilo foi uma pessoa à frente de seu tempo. Sua obra não é só pertinente e atual nos dias de hoje. Ela é fundamental para que o novo possa surgir."

"Um homem que valorizou tanto a cultura do Nordeste não pode ser esquecido. É preciso se resgatar com mais intensidade a sua obra", disse a presidente da Academia Pernambucana de Letras, Margarida Cantarelli, que também prestigiou o evento. 

 "Fico cada vez mais admirada com tudo que meu pai foi capaz de fazer. Tantas décadas depois de morrer, ele continua tão vivo. Por isso essas celebrações são tão fundamentais", emocionou-se Liane, filha de Hermilo. 

Para a costureira Veraci Cantofala, toda festa é pouca para Hermilo. "Sempre prestigio a semana. Os grandes homens devem ser sempre lembrados."

Para que os recifenses não esqueçam, a Semana Hermilo segue hoje (9), a partir das 16h, com a encenação do espetáculo infantil Luzia no Caminho das Águas, texto de Alexsandro Souto Maior, com direção de Eron Vilar e Lane Cardoso, Vanessa Lins, Edjalma Freitas, Kamila Souza e Tatto Medinni no elenco, que celebra os 15 anos do grupo Engenho de Teatro. A obra tem como cenário o mesmo imaginário nordestino que abriga a produção hermiliana.

Amanhã (10), a programação continua com a exposição Hermilo 100 anos, no em cartaz no Teatro Hermilo. Na terça (11), além da exposição, haverá exibição do documentário Hermilo Borba Filho, de Carla Denise, da Fundação Joaquim Nabuco, também no Teatro Hermilo, a partir das 19h. Na quarta (12), outro filme será exibido, desta vez no Teatro Apolo: O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti.

A partir das 19h da quinta (13), será encenado o espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, adaptação de Carlos Carvalho do conto hermiliano O Traidor. No elenco: Mario Miranda, Flávio Renovatto, Daniel Barros e Andrezza Alves.

Na sexta (14), Mucurana, o Peixe será novamente encenado, a partir das 19h. E no sábado (15), encerrando a programação, mais um conto de Hermilo ganha os palcos, a partir das 19h. O espetáculo A Rã, adaptado e dirigido por Luiz Manuel, a partir do conto de mesmo nome escrito por Hermilo, será encenado pelo Coletivo Caverna, com os atores Claudio Lira e Raimundo Branco.

Sobre Hermilo – Um dos autores e homens de teatro mais atuantes e inventivos do Nordeste, Hermilo Borba Filho, nascido no Engenho Verde, da cidade de Palmares, em 1917, tinha enorme e declarado apreço pela cultura e pelas tradições nordestinas. Escritor, encenador, professor, crítico e ensaísta, foi diretor artístico do Teatro do Estudante de Pernambuco e fundador do Teatro Popular do Nordeste, além de ter deixado uma profícua produção literária, de Palmares para sempre.

 

Programação Semana Hermilo

 

Dia 9 (Domingo)

10h – Exposição Hermilo 100 anos, nos teatros Hermilo e Apolo

16h – Espetáculo infantil Luzia no Caminho das Águas, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

Dia 10 (Segunda-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

 

Dia 11 (Terça-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Exibição do documentário Hermilo Borba Filho, de Carla Denise, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

Dia 12 (Quarta-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Exibição do filme O Canto do Mar, de Alberto Cavalcanti, no Teatro Apolo

 

Dia 13 (Quinta-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Espetáculo A Gloriosa Vida e o Triste Fim de Zumba sem Dente, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

Dia 14 (Sexta-feira)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Espetáculo Mucurana, o Peixe, no Teatro Hermilo Borba Filho

 

Dia 15 (Sábado)

A partir das 10h – Exposição Hermilo 100 anos

19h – Espetáculo A Rã, no Teatro Hermilo Borba Filho