NOTÍCIAS

| 09.09.11 - 18h05

Agentes Comunitários de Saúde do Recife participam de evento sobre práticas integrativas

Sensibilização beneficiou cerca de 70 profissionais que atuam na Zona Oeste da Cidade

Por Victor Ferreira

A Prefeitura do Recife realizou, nesta sexta-feira (09), uma oficina para os Agentes Comunitários de Saúde que atuam no Distrito Sanitário IV, correspondente à Zona Oeste da Cidade. Promovido continuamente desde 2006, este ano o evento ocorreu no Museu da Abolição, na Madalena. Cerca de 70 pessoas estiveram na mobilização, superando a quantidade esperada pela organização.

O encontro, chamado Cuidando de Quem Cuida, teve o objetivo de oferecer uma proposta de cuidados para quem ‘toma conta’ da população da área. No início, foi feito um trabalho corporal como forma de acolhimento. O ato foi conduzido pelas técnicas Carmem Clemente, coordenadora de educação popular, e Luciani Burichel, coordenadora de práticas integrativas do DS IV.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos, que participaram de um questionário sobre o dia-a-dia do trabalho. As respostas serviram para analisar o cotidiano no desempenho da função, permitindo identificar o nível de estresse de cada um. Cada conjunto foi batizado com o nome de um elemento da natureza: terra, éter, fogo, metal, água e ar.

Durante a manhã, o público ainda assistiu a uma palestra com Tereza Guimarães, médica homeopata e especialista em essências florais da Califórnia. Ela explicou o que é a síndrome de Burnout, muitas vezes confundida com depressão. A perita demonstrou para os presentes que, às vezes, um mau rendimento no trabalho não é fruto de descaso ou preguiça, mas resultado do distúrbio, que pode ser ocasionado pelo relacionamento com os colegas de trabalho, por exemplo.

Se pela manhã Tereza Guimarães passou toda a parte teórica do seu trabalho com essências florais, a parte da tarde abriu espaço para a prática com terapia floral. Fechando o evento, ainda foram realizadas terapias corporais, comunitárias e yoga.

A diretora do Distrito Sanitário IV, Roseli Nascimento, destacou a relevância de se promover um evento como o desta sexta-feira (09). “É sempre importante discutir as dificuldades dos profissionais. Essa interação permite um maior conhecimento sobre as expectativas, os relacionamentos e o cotidiano dos envolvidos. Esse retorno, essa atenção por parte da gestão, faz com que eles se sintam bem e felizes, melhorando o relacionamento profissional e mesmo a qualidade de vida”, ressaltou.