NOTÍCIAS

Cultura | 09.09.11 - 18h03

João da Costa anuncia elaboração de plano de contingência para o trânsito

Estudo visa criar um planejamento prévio para situações emergenciais. Também serão debatidas as intervenções no tráfego de veículos durante as obras para a Copa 2014

Após reunião realizada na manhã desta sexta-feira (09), no gabinete do prefeito, com parte da equipe de governo, João da Costa anunciou a elaboração de um plano de contingência para o trânsito da Cidade. Num prazo de 120 dias, a Secretaria de Serviços Públicos, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), irá elaborar um plano básico para atuar em casos de emergência que possam provocar transtornos nos principais corredores viários.

Serão levantadas intervenções que possam ser utilizadas em casos de acidentes graves e em outras situações emergenciais em 35 importantes vias do município. A intenção é estabelecer um planejamento prévio que poderá ser executado pela CTTU e os demais órgãos envolvidos. Vamos estudar essa questão pensando nesse aumento progressivo da frota de veículos e nesses casos que antes poderiam ser administrados mais facilmente. Para isso vamos chamar nossos parceiros, como as universidades, e avaliar soluções pré-estabelecidas, avaliou o prefeito João da Costa.

Segundo a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, o plano vai definir todo o gerenciamento das situações atípicas no trânsito, como a quantidade de agentes necessários, de cavaletes e os desvios possíveis. A solicitação do prefeito João da Costa é promover um planejamento para antecipar as ações de emergência em um tempo mais curto e chegar ao local do evento com o esquema já traçado, defendeu Pompéia.

Um exemplo recente se constatou com ação direta da CTTU durante as obras na rede de esgoto na Avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, que precisou ter três faixas interditadas. A decisão de promover um contra-fluxo pela Avenida Conselheiro Aguiar foi resultado de uma medida já realizada anteriormente na área, que surtiu o efeito desejado. O secretário de Serviços Públicos e presidente da Emlurb, Eduardo Vital, reforçou a interação mais afinada entre os órgãos gestores para solucionar mais rapidamente as demandas. “Esse foi um ótimo exemplo de ação emergencial trabalhada em conjunto que repercutiu numa solução em menor tempo”, disse.

Obras da Copa - Outra medida anunciada pelo gestor durante a reunião com a equipe é a articulação de encontros com o Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades, com o objetivo de analisar o trânsito da cidade durante as obras estruturadoras que o Recife irá receber para a Copa do Mundo de 2014. Nossa preocupação é tomar medidas que amenizem o transtorno para a população no período de execução dos trabalhos. Para isso, se for preciso, iremos realizar pequenas intervenções com o objetivo de diminuir o impacto na circulação dos veículos e das pessoas, avisou o prefeito.

Na próxima quarta-feira (14), já está agendada uma primeira reunião entre as equipes da Prefeitura e a Secretaria das Cidades para tratar do assunto das intervenções da Copa no Recife dentro do PAC Mobilidade. O encontro irá acontecer na sede da secretaria estadual no período da tarde. São obras fundamentais para a mobilidade do Recife nos próximos anos, a exemplo do Leste-Oeste e outros eixos viários importantes. As obras estão em licitação, por isso estão procurando o Governo para trocar informações e buscar soluções, concluiu o gestor.

Também participaram da reunião com o prefeito, as secretárias de Gestão e Planejamento, Evelyne Labanca; e de Relações com a Imprensa, Ceça Britto; o coordenador geral do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Milton Botler; e a presidente da URB-Recife, Débora Mendes.