NOTÍCIAS

| 09.09.11 - 17h54

Recifenses comemoram aniversário de 136 anos do Mercado de São José

A comemoração reuniu centenas de comerciantes e frequentadores assíduos do mais antigo mercado público do Brasil

Por Junior Vilela

Durante a manhã desta sexta-feira (09), centenas de pessoas estiveram no Mercado de São José para celebrar os 136 anos do tradicional ponto de encontro dos recifenses. O evento ofereceu diversos atrativos como o corte de um bolo de 136 kg, apresentações musicais e cerimônias religiosas. As atividades prosseguem durante a tarde com uma feira de serviços gratuitos.

Os festejos foram abertos com uma queima de fogos de artifício e a bênção do mercado com água de cheiro pela mãe de santo Nadja e o Pai Lula. Durante a manhã foram realizadas outras cerimônias religiosas, como missas na Catedral de São Félix e cultos evangélicos. “Esse mercado é um patrimônio histórico e representa a cultura e as tradições do povo recifense. Essa data é importante para valorizar toda essa história”, destacou Fátima Medeiros, presidenta da Csurb, órgão responsável pela administração dos mercados públicos.

Após os atos religiosos, foi aberta uma feira de serviços de saúde, emissão de documentos, dicas sobre direito do consumidor e orientações para obter linhas de crédito do Banco do Povo. Também funcionou um espaço para estética onde as pessoas puderam cortar cabelo e fazer limpeza de pele grátis.

Ao longo das atividades, o público também pode dançar com a apresentação do cantor Joel e da banda de forró Tangarás. O ponto alto da celebração foi o corte do bolo de aniversário do mercado e o “parabéns para você” cantado pelas homenageadas do evento, a cantora Woleide Dantas e a permissionária Dona Ruth.

Durante a tarde, os serviços gratuitos continuarão à disposição da população que quiser prestigiar o aniversário do Mercado de São José. O evento contou com a coordenação da Secretaria de Serviços Públicos e apoio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos, Mulher, Educação, Desenvolvimento Econômico e Cultura, além do Procon, Emlurb, IASC e a ONG Pingo de Vida.

ASSUNTOS: