NOTÍCIAS

| 09.09.11 - 19h08

Técnicos da Saúde passam por capacitação sobre doenças de transmissão hídrica

Participaram profissionais das vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária

A Secretaria de Saúde do Recife encerrou na tarde desta sexta-feira (09) uma capacitação sobre investigação de enfermidades de veiculação hídrica, como hepatite A, cólera e algumas verminoses, entre outras. Iniciada na última quinta-feira (08), a sensibilização contemplou cerca de 40 técnicos das vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica. O evento ocorreu no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena.

No curso, foram abordadas questões como contaminação de água nos mananciais e na rede de abastecimento e relação entre moléstias veiculadas pela água e o meio ambiente. Entre os palestrantes estavam o pesquisador Henrique Câmara (CPqAM/Fiocruz), Alberto Brandão (Compesa), Tereza Sales (Laboratório Municipal de Bromatologia) e Amanda Cabral (Vigilância Epidemiológica do Recife).

A Vigilância Ambiental realiza atividades de monitoramento da qualidade da água para consumo humano. Nossa intenção é fortalecer a integração das equipes das vigilâncias na ocorrência de investigação de surtos de doenças de transmissão hídrica, como hepatites A, cólera e doenças diarréicas agudas e por contaminantes químicos, entre outras”, apontou Nívia Lima, gerente de Riscos Ambientais Não-Biológicos da Secretaria de Saúde do Recife.