NOTÍCIAS

Infraestrutura | 09.10.17 - 16h43

Prefeitura do Recife inaugura nona EcoEstação na comunidade do Barbalho

 
O equipamento, instalado no bairro da Iputinga, já está funcionado. Ainda este mês, o bairro do Pina também ganhará uma unidade
 
 

Para a melhoria operacional e ampliação da consciência ambiental sobre o descarte irregular de lixo, fornecendo à população mecanismos que possibilitem a sua destinação correta, a Prefeitura do Recife iniciou a operação de mais uma EcoEstação na cidade. O novo ponto fica na Estrada do Barbalho, no bairro da Iputinga, ao lado do Conjunto Habitacional Casarão do Engenho Barbalho. De responsabilidade da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), o equipamento é o nono implantado pela gestão. Ainda este mês, o bairro do Pina também ganhará uma unidade.

A unidade do Barbalho conta com uma área de 657 metros quadrados, é composta por caixa compactadora e caçambas estacionárias, e está aberta de segunda a sábado, das 8h às 16h, exceto aos feriados. O local funciona como um ponto de recebimento de resíduos, oferecendo uma alternativa para o descarte de móveis, resíduos de pequenas obras residenciais e outros materiais. Cada cidadão pode entregar até um metro cúbico de entulho por dia e não são permitidos descartes de lixo hospitalar, industrial e eletrônico.

O bairro da Iputinga foi escolhido para receber o novo equipamento levando em consideração características importantes como a quantidade de edificações familiares, de empresas instaladas, a proximidade com o Rio Capibaribe e os pontos críticos de descarte irregular de resíduos. Num raio de 800 metros, a Ecoestação irá atender uma população de aproximadamente 23.450 habitantes. É importante destacar que a região já é atendida com a coleta regular manual e mecanizada.

ECOESTAÇÕES - Desde 2013, a Prefeitura do Recife iniciou a instalação das Ecoestações, que são equipamentos aptos a receberem metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas, contribuindo para a destinação correta do lixo. As Ecoestações são regulamentadas pelo Decreto nº 27.399 de 27 de setembro de 2013 e pelo artigo 8º da Lei Municipal nº 17.072/2005.

As Ecoestações já receberam mais de 22,6 mil toneladas de materiais que poderiam estar espalhados nas vias públicas ou nos canais e rios da cidade. Ao todo, foram instalados nove equipamentos na cidade e eles estão localizados no Ibura, Imbiribeira, Campo Grande, Totó, Cohab, Torrões, Torre, Arruda e Iputinga. A população pode ter acesso a outras informações sobre os pontos de coleta podem ser acessadas no ecorecife.recife.pe.gov.br ou ligando para o 156.

Todo o material reciclável é destinado a uma das sete cooperativas de catadores apoiadas pelo município. São elas: Cooperativa Recicla Torre; Cooperativa Esperança Viva; Cooperativa Agentes de Gestão de Resíduos Sólidos (Coopagres); Cooperativa do Gusmão, Cooperativa Verde é Nossa Vida, Bola na Rede e Cooperativa Resgatando Vidas.