NOTÍCIAS

Cultura | 09.11.11 - 11h19

Conselho da Mulher do Recife empossa novas integrantes

Ato acontece nesta quinta-feira (10), na Câmara Municipal do Recife

Por Muciolo Ferreira

As novas integrantes do Conselho Municipal da Mulher, para o biênio 2011-2013, serão empossadas nesta quinta-feira (10), às 17h, durante um evento na Câmara Municipal do Recife. Eleitas em agosto, na 5ª Conferência Municipal da Mulher, as novas conselheiras serão recebidas com música ao vivo na voz da cantora e defensora da causa feminista, Jaína Helen.

Formado por 48 integrantes, distribuídas entre servidoras municipais, sociedade civil e representantes da gestão, o colegiado tem como missão deliberar as políticas, bem como monitorar e fiscalizar as ações desenvolvidas pela Prefeitura do Recife. O órgão tem sua estrutura vinculada a Secretaria Especial da Mulher, no que se refere a manutenção do espaço físico.

Órgão paritário, autônomo e com poder de decisão, o Conselho Municipal da Mulher funciona no Edifício Igarassu, 13º andar, salas 1303/1304 - Praça do do Carmo, área central da cidade. Foi fundado em 2003 como uma organização permanente dirigida às mulheres para o enfrentamento de qualquer forma de discriminação e a promoção da igualdade de gênero, raça, credo e orientação sexual.

Suas reuniões ordinárias acontecem com o calendário fixo na primeira quinta-feira útil de cada mês. Atualmente é coordenado pela secretária Especial da Mulher, Rejane Pereira; por Cleonice Viana, que representa da sociedade civil; e Silvana Medeiros, porta-voz das servidoras municipais.

No entender de Rejane Pereira, “o conselho é um organismo da maior importância, pois ajuda a fortalecer as ações voltadas às mulheres residentes em nossa cidade". E ressalta que o órgão tem desenvolvido um bom trabalho, "principalmente depois que o prefeito João da Costa criou uma secretaria específica para cuidar exclusivamente das mulheres", observa a secretária.

Rejane Pereira faz uma avaliação positiva da função das conselheiras respaldada na força que foi dada ao segmento das mulheres. “A criação da secretaria nos deu um poder que antes não tínhamos e agora podemos agir de forma qualificada nas decisões feitas pela gestão".

Segundo a secretária, entre as principais contribuições das conselheiras, está a elaboração do 1º Plano de Política para as Mulheres do Recife, que será reafirmado pelo Legislativo Municipal, durante a posse das novas conselheiras. O documento é composto de 24 propostas dentro de seis eixos temáticos. Entre elas, está a criação da Ouvidoria da Mulher, a formação de conselheiras, o fortalecimento do trabalho das mulheres, a criação de espaços em orçamento público, a habitação para as mulheres em situação de violência doméstica e a criação do Comitê da Dimensão de Gênero.