NOTÍCIAS

Cultura | 09.11.11 - 19h14

Prefeito entrega certificados a 162 jovens formados para o comércio varejista

Nesta quinta-feira (10), às 19h30, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, o prefeito João da Costa entrega os certificados para 162 jovens que participaram do curso de capacitação de jovens para o trabalho na área do comércio varejista. A formação, fruto de um convênio da Prefeitura do Recife com a Fundação CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife), é mais uma ação dentro do programa Recife das Oportunidades, que proporciona formação profissional, trabalho e renda para a população da capital pernambucana.

Este convênio, que envolve a Fundação CDL, a Secretaria de Juventude e o Geraldão, serviu como projeto piloto, atendendo, inicialmente, 162 jovens. Nesta primeira turma, foram inscritos apenas os que já participaram de alguma formação promovida pela Prefeitura do Recife, prioritariamente, para os egressos do Projovem Urbano e os que estão em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci).

A previsão é de que no mínimo 80% dos jovens – com idade de 16 a 29 anos – sejam inseridos no mercado de trabalho neste final de ano. O curso teve 80 horas/aula e foi dividido em três módulos, com aulas teóricas e práticas de atendente comercial, empilhador e promotor de vendas.

Recife das Oportunidades - A Prefeitura do Recife trabalha para qualificar a população com vistas ao mercado e trabalho, dentro do programa Recife das Oportunidades. Só nos últimos dois anos, foram 20 mil pessoas capacitadas.

Até 2014, milhares de pessoas ainda serão beneficiadas por capacitações, entre elas garçons, cozinheiros, barraqueiros de coco, recepcionistas, guardas municipais, taxistas, artesãos, guias de turismo, operários, permissionários de mercados públicos, comerciantes populares e beneficiários de programas sociais.

Entre os conteúdos oferecidos, destaque para Inglês e espanhol instrumental; bem receber; educação ambiental e patrimonial; qualidade no atendimento; empreendedorismo, gastronomia; construção civil e segurança cidadã.