NOTÍCIAS

Cultura | 09.11.11 - 18h17

Representantes da Secretaria de Turismo participaram do seminário Pernambuco na Rota do Turismo de Saúde

O projeto pretende contribuir para maior competitividade do Turismo de Saúde local e inclui ações como missão internacional, consultoria a instituições de saúde e seminário internacional

Na manhã desta quarta-feira (09), o secretário de Turismo do Recife, André Campos, participou da abertura do seminário ‘Pernambuco na Rota do Turismo de Saúde’. O evento foi realizado pela Amcham-Recife em parceria com a Empetur. A iniciativa também tem apoio do Recife Convention & Visitors Bureau (RCVB) e da Prefeitura do Recife.

No encontro foram abordados temas como as oportunidades regionais no contexto da saúde internacional, a estrutura e os atrativos turísticos de Pernambuco e as alianças estratégicas que podem ser traçadas sobre a área com outros países.

O objetivo do seminário foi contribuir para maior competitividade do segmento de saúde pernambucano como destino nacional e internacional para tratamentos. De acordo com pesquisa realizada este ano pela Organização Mundial de Saúde o turismo de saúde – atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos - movimenta cerca de 60 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. O mesmo levantamento mostrou que a expectativa de crescimento do setor no Brasil é de 35% nos próximos cinco anos.

O segmento da saúde é muito novo, mas tem um potencial muito grande a ser desenvolvido. O Recife, por ser o segundo polo médico do Brasil, tem grande interesse em participar da estruturação desse nicho em Pernambuco”, informa André Campos.

A Empetur realizou pesquisa em 2009 que mostrou que 7,34% dos turistas que visitam Pernambuco procuram por algum tratamento médico. O projeto vem para motivar incrementos nesse número”, disse Alberto Feitosa, secretário de Turismo de Pernambuco.

Também participaram do evento o assessor executivo de Turismo do Recife, Carlos Braga, o presidente da Empetur, André Correia, a diretora executiva do Recife Convention & Visitors Bureau, Tatiana Menezess, especialistas da área e convidados dos hospitais Sirio Libanês (SP), Mãe de Deus (RS), Moinhos de Vento (RS), Hospitalité (SP) e Methodist Houston (EUA), além de João Paulo Gomes, diretor de Marketing da Setur Recife, que apresentou as ações do município em prol do Turismo de Saúde.

ASSUNTOS: