NOTÍCIAS

| 09.11.11 - 11h51

Secretaria de Saúde realiza capacitação para profissionais do CREAS

Oficinas estão sendo realizadas desde outubro e se encerram nesta semana

Por Victor Ferreira

A Secretaria de Saúde do Recife está realizando, desde o último dia 20 de outubro, uma capacitação para os profissionais do Centro de Referencia Social (CREAS), que atuam junto a adolescentes que descumpriram leis. As oficinas foram realizadas uma vez por semana. Nesta quinta-feira (10), haverá o encerramento, no auditório do Centro Integrado da Criança e do Adolescente, na Vara da Criança e do Adolescente do Ministério Público, que fica na Rua Fernandes Vieira, s/n, no bairro da Boa Vista, das 14h às 17h.

Ao todo, 42 profissionais estão participando da capacitação, todos educadores do CREAS, que atuam nos seis distritos sanitários do município, junto a crianças e adolescentes que descumpriram leis, mostrando as medidas sócio-educativas com o Juizado da Infância e do Adolescente. Eles foram divididos em duas turmas e a última turma será encerrada nesta quinta (10).

As oficinas são ministradas por técnicos do CAPS AD Professor Renê Ribeiro, que fica no distrito sanitário V, na Zona Sudoeste da cidade. Durante o evento, eles vão discutir questões legais, como o álcool e outras drogas na perspectiva do Estatuto da Criança e do Adolescente, o impacto social do uso de drogas, os distúrbios psico-sociais e na saúde que a droga pode causar, a relação com a família e com a sexualidade, entre outros temas ligados à temática.

O objetivo das oficinas, de acordo com Everton Pedrosa, que é psicólogo da unidade Renê Ribeiro, é o de “capacitar estes profissionais para que eles possam realizar um trabalho de qualidade com os jovens que estão nesta condição, a fim de que se consiga uma redução de danos e questões legais do Estatuto da Criança e do Adolescente”, afirmou Everton.