NOTÍCIAS

Esportes | 09.11.15 - 15h25

Treinadores aprovam curso voltado para a difusão de valores sociais

img_alt

Fruto de parceria entre a Secretaria de Esportes do Recife e a agência Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), capacitação chegou ao final neste domingo (8). (Foto: Lú Streithorst/PCR)


Após quatro dias de muito trabalho e aprendizado, o curso "Treino Social - Aprendendo no campo, Vencendo na Vida", fruto de parceria entre a Secretaria de Esportes do Recife e a agência Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), chegou ao final na manhã deste domingo (8). Coordenada pelo treinador alemão Sascha Bauer, especialista para projetos internacionais da Confederação Alemã de Futebol e assessor-técnico da GIZ, a capacitação aconteceu no Sport Club do Recife e beneficiou cerca de 20 técnicos de escolinhas de futebol da capital pernambucana.

A ideia foi conscientizar os participantes para o uso do futebol como ferramenta para a difusão de valores sociais, como cultura de paz, companheirismo, respeito ao próximo e igualdade de gênero. “É sempre interessante ver o grande progresso que acontece após quatro dias de curso. Tenho certeza que haverá um impacto positivo objetivo para os participantes, dentro de campo e também para a vida. Eles pegaram as chaves para o desenvolvimento de um trabalho melhor”, avalia Sascha.

O especialista alemão deve voltar ao Recife no início do próximo ano, para a “Festa do Futebol”, atividade voltada para crianças de 6 a 12 anos, que envolve jogos e exercícios. Ainda em novembro, as próximas cidades que visitará serão Fortaleza e Brasília. A GIZ é um órgão ligado ao governo da Alemanha, com atuação no Brasil há mais de 30 anos.

Aprendizado - Cristiano Araújo, 41 anos, ex-jogador de futebol do Santa Cruz, que hoje trabalha com 188 crianças e adolescentes na ONG Campeão Craque de Bola, em Areias, aprovou a metodologia aplicada no curso. “Trocamos experiências e aprendizado para melhorar nosso trabalho com os jovens carentes. Queremos reeducá-los, afastá-los das drogas e minimizar o tempo que passam na rua”, considera o ex-atleta, que foi campeão estadual em 1995 pelo Tricolor do Arruda.

O coordenador do Recife Bom de Bola na RPA-3, Bruno Arruda, também saiu satisfeito com o trabalho realizado. “Foi muito bom, especialmente na parte pedagógica. É importante saber lidar com os jovens e passar informações sobre temas sociais. Queremos transformar aquela criança que está com problemas, motivá-la, integrá-la ao grupo de forma agradável”, avalia, prometendo atuar para conscientizar melhor os técnicos que disputam o campeonato de futebol de várzea em sua região.

Bruno notou grandes diferenças entre o conteúdo ensinado no curso e o que acontece na realidade dos bairros. “Infelizmente, observamos que a maioria age de forma bem diferente. Por exemplo, muitas vezes o treinador trata o jovem de forma dura demais. É preciso controlar isso melhor”, ressalta, acrescentando que a metodologia do Treino Social vale tanto para o futebol quanto para outros esportes.