Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.11.17 - 18h52

PCR e Governo de PE realizam mutirão para diagnóstico de crianças com suspeita síndrome congênita do zika/microcefalia

A expectativa é receber aproximadamente 50 meninos e meninas na Policlínica Lessa de Andrade nesta sexta-feira (10).

 

A Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo de Pernambuco, realiza, nesta sexta-feira (10.11), das 8h às 16h, mutirão para fechar diagnóstico de crianças com suspeitas de síndrome congênita do zika (SCZ)/microcefalia. Os atendimentos serão realizados no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Policlínica Lessa de Andrade (Estrada dos Remédios, 2416, Madalena), reunindo pacientes da capital pernambucana e dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. A expectativa é receber aproximadamente 50 meninos e meninas, que serão consultados por neurologistas e, se necessário, farão os exames para confirmar ou descartar a síndrome.

Foi realizado uma Busca Ativa das crianças notificadas como suspeitas de microcefalia, também foram investidos esforços na busca/convencimento daquelas consideradas como Casos Inconclusivos. As equipes da Secretaria de Saúde do Recife, nos oito Distritos Sanitários do Recife  realizaram visitas a essas famílias, com foco naquelas crianças cujo diagnóstico ainda estava indefinido, e o agendamento foi feito por meio do Sistema de Regulação ambulatorial do município. Também foi articulado um sistema de transporte para essas famílias, utilizando veículos disponibilizados pelos DS e pela SES/PE. "Esperamos com essa ação integrada esclarecer o diagnóstico em torno de 50 crianças existentes no Banco de Dados do Centro de Informações Estratégicas e de Vigilância à Saúde (Cievs) como suspeitas/inconclusivos de microcefalia e fornecer orientações a essas famílias", explicou a diretora de Assistência à Saúde do Recife, Eliane Germano. 

Além de três neurologistas, o mutirão contará com uma equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros, dando suporte às famílias. Profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia, também darão apoio técnico. Após o atendimento multiprofissional, caso necessário, as crianças também passarão por exames, como tomografia computadorizada de crânio, sorologias e LCR (líquido cefalorraquidiano). Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente será encaminhado para as unidades de referência para reabilitação. Sendo descartada a síndrome, a criança continua sendo acompanhada pela unidade básica de saúde mais próxima de sua residência durante os cinco primeiros anos de vida.

Este é o décimo mutirão de diagnóstico realizado no Estado, sendo o sétimo no Recife, que já promoveu os atendimentos na AACD, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas e na Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) do Arruda. Os demais foram em Petrolina e Caruaru. Juntos, foram realizados 727 atendimentos, com 60 casos confirmados.  O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, ainda realizou dois mutirões de ortopedia e gastropediatria, totalizando mais 146 atendimentos. 

Notificação - Desde o início das notificações da SCZ/microcefalia, em julho de 2015, até 21 de outubro deste ano, foram contabilizados 2.403 casos em todo Estado. Desses, 438 foram confirmados, 1.630 descartados e 335 estão em investigação.