Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 09.11.17 - 17h17

Semana Global oferece programação gratuita para capacitar e estimular os empreendedores

Evento começa na próxima segunda (13) e terá, no Recife, oficinas, palestras e debates voltados à qualificação profissional e ao aprimoramento dos negócios.

 

Conectar, capacitar e inspirar as pessoas para construir um país mais empreendedor. Esses são os objetivos da Semana Global do Empreendedorismo 2017, evento que acontece em cerca de 160 países e realizará, no Recife, uma série de atividades, palestras, eventos e debates voltados à qualificação profissional e ao aprimoramento dos negócios. A programação começa na próxima segunda (13) e vai até a sexta (17), em diversos pontos da cidade, e é voltada para quem quer empreender ou já tem seu próprio negócio. As inscrições para os cursos e eventos podem ser feitas pelo telefone 0800 281 3535.

A Semana Global do Empreendedorismo 2017 é idealizada pela Endeavour e coordenada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA). A abertura do evento está marcada para as 9h da segunda-feira, no auditório da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli). 

Da segunda à sexta, o estacionamento do edifício-sede da PCR vai ser palco para uma série de oficinas de capacitação para empreendedores, beneficiando um total de 800 pessoas. Na Jornada Sebrae, as atividades envolverão temas como currículo, carreiras, finanças, vendas, atendimento ao cliente e controle financeiro. Haverá também a Unidade Móvel – Senai Panificação, com oito oficinas que ensinarão a fazer bolos, doces e pizzas como forma de melhorar a renda. Essas atividades acontecem das 8h às 17h, todos os dias.

Além das oficinas, a Prefeitura receberá também a primeira edição da Feira de Oportunidades de Negócios, realizada em parceria com o Sebrae. O evento trará representações de lojas reais, permitindo que os visitantes vivenciem os modelos de negócio na prática. As atividades acontecerão nos dias 13 e 14 de novembro, no térreo do edifício-sede, das 9h às 16h, com entrada gratuita.

PALESTRAS - Na segunda-feira, às 14h, haverá duas palestras no auditório Capiba, no 15º andar da PCR: o professor Pedro Soares, Mestre e Doutor em Ciências Política pela UFPE, fala sobre o tema Terceirização e Reforma Trabalhista, enquanto que o consultor Roberto Montanha aborda os “Segredos Mágicos do Sucesso”. O workshop Beleza Real acontece nos dias 13 e 14, com quatro turmas, sob o comando de Édson Câmara, que traz sua experiência de 17 anos no mercado publicitário para as áreas de maquiagem social e serviços para noivas. 

Durante a Semana, a Sala do Empreendedor nos Bairros - ação itinerante realizada pela PCR - estará na Escola Profissionalizante Bidu Krause, na Avenida 11 de Agosto, s/n, bairro do Totó, sempre das 19h às 22h, oferecendo aos moradores a oportunidade de se capacitar para abrir ou gerenciar melhor seus próprios negócios. A programação inclui palestras e oficinas, com foco em orientar os participantes sobre temas como formalização do empreendimento e crédito produtivo.

Na quarta-feira (15), das 9h às 17h, o Econúcleo Jaqueira, no parque de mesmo nome, abrigará uma série de atividades, como oficina ecológica, oficina de origami e outras ações sustentáveis e ambientais. A quinta-feira (16) terá palestras no hotel Manibu, em Boa Viagem, a partir das 8h30, com a fundadora do Espaço Garimpo, Germana Uchôa, e com a consultora em Marketing Digital Agnes Pires. O tema é “Conectando Mulheres e Negócios”.

Também na quinta, das 9h às 16h, haverá a Feira do Qualifica Recife, no hall de entrada da PCR, onde os alunos das escolas profissionalizantes da SDSMA vão expor produtos e serviços elaborados nos cursos oferecidos.  A partir das 9h, o auditório Capiba será palco para a palestra “Benefícios do INSS para os Empreendedores”, ministrada por Jorge de Assis, Bacharel em Direito e Técnico do Seguro Social.

Por fim, na sexta-feira (17), no hall da PCR, empreendedores cadastrados na Sala do Empreendedor do Recife vão apresentar suas empresas, das 9h às 16h, numa feira destinada a gerar oportunidades de negócios. E o consultor de finanças do Sebrae, José Edson, falará das 14h às 16h, no auditório Capiba, sobre o tema “Benefícios do Crédito para o Empreendedor”. A ideia é levar ao conhecimento de empreendedores individuais os produtos e serviços diferenciados oferecidos pelos bancos oficiais, como o acesso ao Programa de Crédito Produtivo.

 

Confira a programação completa AQUI.