Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.11.17 - 11h51

Transforma Recife oferece mais um curso gratuito de voluntariado

A equipe da plataforma digital de voluntariado da Prefeitura do Recife abriu inscrições para a segunda formação para quem quer se capacitar para ajudar o próximo

 

Depois do sucesso do primeiro curso de voluntariado, o Transforma Recife está oferecendo uma segunda edição da formação gratuita para quem quer saber mais sobre solidariedade, voluntariado e como pode ajudar os projetos sociais da capital pernambucana. A plataforma digital de voluntariado da Prefeitura do Recife está com inscrições abertas para o curso que será realizado no dia 16 de novembro, das 18h30 às 21h30, no Porto Social, localizado na Rua Marquês Amorim, n° 356, Ilha do Leite.

Estão sendo disponibilizadas 100 vagas. Os interessados podem se inscrever no site do Transforma Recife. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a equipe pelo telefone 3355.3739.

Uma das opções de trabalho voluntário que será divulgado no curso é o Programa Mais Vida nos Morros, da Secretaria de Infraestrutura e Habitação da Prefeitura do Recife, com a participação da comunidade e colaboração da iniciativa privada. Até 08 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, o projeto está promovendo a pintura das casas do Morro da Conceição, com tintas nas cores azul e branco, em homenagem à padroeira da comunidade. Os voluntários poderão ajudar no mutirão de pinturas das casas, que acontece aos sábados. Mais de 600 famílias serão beneficiadas.

TRANSFORMA – O Transforma Recife completou dois anos em abril deste ano, chegando a marca de mais de 80 mil voluntários e 420 Organizações Sociais cadastrados no site do projeto. A ideia do projeto é juntar no ambiente digital, de forma rápida e prática, quem quer ajudar e a entidade que precisa de apoio, cruzando os interessados com as ofertas de trabalho voluntário em entidades do Recife.

A primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada por uma prefeitura já atingiu mais de 870 mil horas de trabalhos voluntários prestados. O projeto da Prefeitura do Recife trabalha com dois principais eixos: o tecnológico, que é a plataforma onde todas as organizações da cidade podem se cadastrar e oferecer vagas de trabalho voluntário em um único local; e o eixo de conexões humanas, que aproxima milhares de pessoas com o objetivo comum de ajudar o próximo.

Os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causas com as quais se identificam. Já as entidades se inscrevem informando as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor suas ações. Em seguida, é feito o cruzamento dos dados para aproximar voluntários e instituições. A ideia é juntar no ambiente digital, de forma rápida e prática, quem quer ajudar e a entidade que precisa de apoio, transformando a plataforma numa rede solidária.

Com o projeto, o Recife recebeu o Prêmio Inovacidade 2016, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável. A premiação foi entregue no congresso Smart City Business America, em março de 2016, em Curitiba, sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy.

As cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e de Campinas, em São Paulo, já lançaram iniciativas inspiradas no modelo recifense. Em abril deste ano, o prefeito Geraldo Julio apresentou ao papa Francisco e à cúpula da Igreja Católica, no Vaticano, na Itália, as experiências do Transforma Recife e do Porto Social - incubadora de empreendedorismo social. O gestor entregou pessoalmente ao papa material com os detalhes da plataforma digital, que recebeu elogios do Santo Padre.

Quem tiver interesse em se tornar voluntário deve se cadastrar no site do Transforma Recife.