Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.11.18 - 11h46

Tecnologia e mobilização da juventude periférica são temas de discussões no REC'n'Play

img_alt

Nesta sexta, a programação da SDSJPDDH ainda tem oficinas de Braille, Libras e de Whatsapp para pessoas idosas (Foto: Marcos Pastich)

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH) promoveu, nesta quinta-feira (08), no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, uma roda de diálogo direcionada aos jovens da cidade. Comandado pelo youtuber Spartakus Santiago e pela ativista feminista negra Larissa Santiago, o “Conexões periféricas 2.0: workshop de tecnologia para a transformação dos territórios” fez parte da programação deste segundo dia do REC'n'Play 2018 - festival de experiências digitais promovido no Bairro do Recife pelo Porto Digital, em parceria com a Prefeitura do Recife, Sebrae, Ampla, Accenture e Smart Networks e Sescoop/PE. 
 
Os convidados discutiram as formas de organização da juventude periférica, com destaque para os jovens negros, a luz das possibilidades que a tecnologia pode trazer para a transformação da realidade dos jovens. A atividade organizada pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) em parceria com a empresa global de consultoria e desenvolvimento de software ThoughWorks foi acompanhado por cerca de 200 pessoas, entre estudantes, representantes de ONGs e ativistas de vários segmentos sociais, incluindo negros e LGBT.
 
As discussões giraram em torno de redes sociais e mobilização social online e offline; racismo estrutural e estratégias de transformação dos territórios periféricos, entre outros assuntos. "Fiquei feliz em vir ao Recife divulgar meus ideais de combate à intolerância, ao racismo e a LGBTfobia, assim como faço no meu canal no Youtube”, disse o publicitário e diretor de arte baiano Spartakus, que é um dos youtuberes mais populares entre a comunidade negra e LGBT.
 
Também baiana e publicitária, Larissa Santiago coordena espaços online e offline junto com as Blogueiras Negras, além de fazer parte da Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas, a Rede de Ciberativistas Negras e a Organização #MeRepresenta. “Discutimos aqui as oportunidades e desafios em torno da inovação tecnológica e como esses avanços podem criar perspectivas de geração de renda para os nossos jovens, em especial os da população negra”, frisou. 
 
Ainda participam das discussões as desenvolvedoras de software da empresa ThoughtWorks Maíra Araújo e Roselma Mendes. A conversa desta quinta foi mediada pela secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros. “Foi muito válido esse bate papo informal sobre as novas tecnologias, tendo como foco principal as discussões em torno da inclusão da nossa juventude, principalmente os negros, os moradores da periferia e toda comunidade LGBT”, pontuou a gestora.
 
Nina Moura, vice-presidente da ONG Mirim Brasil, que atua na defesa de crianças e adolescentes, achou o encontro maravilhoso. “Achei um dos painéis mais produtivos e organizados desta edição do REC'n'Play. A diversidade da formação da mesa, a temática, a dinâmica e o diálogo com a plateia foram perfeitos. A PCR está de parabéns”, avaliou a participante. 
 
Quem também gostou das provocações desta quinta foi o estudante de Computação Gráfica Lucas Vieira. “Achei super importante trazer para discussão a questão racial e os preconceitos de gênero. A representatividade das minorias tem que ser um dos pilares da nossa democracia”, argumentou. 
 
IDOSOS - Além de levar para o REC'n'Play ações voltadas aos jovens, a SDSJPDDH também pensou em atividades para o público idoso, através da Gerência da Pessoa Idosa do Recife. No auditório Jump, no Bairro do Recife, a publicitária Elisabete Junqueira veio de São Paulo para ministrar a palestra “AvõsIdade - Conectando gerações”. 
 
Nesta quinta, a convidada falou sobre a plataforma de relacionamento entre avós e  netos criada por ela, há três anos. O site já teve mais de 1,5 milhão de visualizações. “Com matérias e artigos inéditos, nós tentamos ocupar uma lacuna que existe nos grandes veículos de comunicação: falar da conexão entre pais, filhos e netos no ambiente virtual. Acho que estamos no caminho certo”, avaliou. 
 
PROGRAMAÇÃO - Na tarde desta sexta-feira (9), a Gerência da Pessoa Idosa do Recife promove mais uma oficina de Whatsapp para pessoas idosas na Jump, no Bairro do Recife. A atividade, que teve início na última quarta (7), é conduzida por Cláudia Silveira, diretora da "60 + Lazer e Companhia", especialista em Gerontologia e instrutora de informática. Poderão participar até 20 idosos, por ordem de chegada. É necessário levar o celular. 
 
Com foco na temática das pessoas com deficiência, continuam, nesta sexta, as oficinas de Braille e de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na primeira, os participantes podem conhecer a escrita em relevo, conferir como funciona a impressora Braille e ver a exposição de vários materiais em Braille na Softex, no Bairro do Recife. Já na oficina de Libras, é possível conhecer um pouco da comunicação gestual visual para pessoas surdas, no Apolo Beer Café, no Bairro do Recife. As oficinas de Braile e de Libras são ministradas por integrantes da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife. 
 
Já a Gerência de Igualdade Racial do Recife vai levar para o REC'n'Play uma oficina de capoeira e frevo, na tarde do sábado, no Paço do Frevo, no Bairro do Recife. A atividade será conduzida por Carlos Loy, que é percussionista e dançarino do grupo "A Cocada”, além de ser especialista em capoeira, frevo e outras danças populares.
 
Na Agência de Emprego, no Barro do Recife, estão disponíveis materiais de divulgação de todas as campanhas da área de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, até o sábado. No local, também é possível pegar pulseiras de identificação para as crianças, utilizadas nos grandes eventos da cidade para chamar a atenção da sociedade para o desaparecimento de crianças.
 
Confira a programação completa promovida pela Prefeitura do Recife no Rec'n'Play: http://bit.ly/RecnplayPCR