Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.12.20 - 18h31

PCR realiza atividades em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

Amanhã (10), será realizada a colocação de placas em homenagem a desaparecidos políticos na Rua da Aurora e ficará aberta ao público uma exposição fotográfica no Centro LGBT

Neste ano atípico, a Jornada Municipal de Direitos Humanos, realizada pela Prefeitura do Recife desde 2013, foi comprometida devido às circunstâncias da pandemia da covid-19. Dessa forma, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSJPDDH) realiza atividades em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e aos 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorados em 10 de dezembro. O primeiro evento aconteceu virtualmente na tarde desta quarta-feira (9), com o lançamento do livro "São João na Pandemia". Amanhã (10), o dia será marcado  pela colocação das placas em homenagem aos desaparecidos políticos na Calçada da Memória, no Monumento Tortura Nunca Mais, e pela exposição fotógrafica "Homens Gays que Fazem História em Pernambuco", no Centro de Referência em Cidadania LGBT (vide serviço).

O encontro virtual desta quarta-feira (9) promoveu o lançamento do livro "São João na Pandemia: diferentes maneiras de vivenciar e falar dessa festa no distanciamento social" e contou com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), da Gerência da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIR), além de integrantes de diversos Grupos de Convivência de Pessoas Idosas do Recife. A obra reúne 94 textos escritos por idosos e idosas durante as festividades juninas em meio ao isolamento social imposto pela pandemia. Todos os autores receberão, por meio dos coordenadores dos Grupos de Convivência, dois exemplares do livro. Exemplares também serão entregues nas bibliotecas municipais e às entidades que trabalham com a temática da pessoa idosa. 

"O livro é um produto de conclusão de um ciclo desafiador, que foi o ano de 2020 para a pessoa idosa. E é muito gratificante materializar todas as atividades que realizamos ao longo deste ano, de forma virtual, com as pessoas idosas que fazem parte dos Grupos de Convivência", disse Cacilda Menezes, gerente da Pessoa Idosa do Recife. Os textos falam das tradições juninas, lembranças, sentimentos e experiências vividas por idosos e idosas durante as festividades atípicas do São João.

Nesta quinta-feira (10), para dar continuidade às comemorações em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e aos 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, acontecerá, às 10h a colocação das placas em homenagem a desaparecidos políticos na Calçada da Memória, no Monumento Tortura Nunca Mais, localizado na Rua da Aurora. Já a partir das 10h30, estará aberta ao público a exposição fotográfica "Homens Gays que Fazem História em Pernambuco", no Centro de Referência em Cidadania LGBT, localizado na Rua dos Médicis, número 86, Boa Vista.

SERVIÇO:

O quê: Colocação de placas em homenagem a desaparecidos políticos
Onde: 
Calçada da Memória - Monumento Tortura Nunca Mais, Rua da Aurora
Quando: 10/12 - às 10h

O quê: Exposição fotográfica "Homens Gays que Fazem História em Pernambuco"
Onde: 
Centro de Referência em Cidadania LGBT, Rua dos Médicis, n 86, Boa Vista
Quando: 10/12 - às 10h30