NOTÍCIAS

Infraestrutura | 10.01.17 - 12h48

Prefeitura do Recife realiza mutirão para limpar as margens do Rio Capibaribe

Durante esta semana, receberão a ação os trechos localizados na Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, Cais da Aurora, da Alfândega e José Estelita

 

A Prefeitura do Recife deu início a mais uma ação para limpar as áreas de manguezal nas margens do Rio Capibaribe. Desta vez, o trabalho de remoção de lixo e entulhos começa a partir da área de mangue na altura da Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti e, ao longo da semana, vai será realizado ao longo do Cais da Aurora, do Cais José Estelita e do Cais da Alfândega. A ação fica a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).

No total, a ação mobilizará o trabalho de 16 homens e a expectativa da Emlurb é de recolher cerca de 30 toneladas de resíduos. A limpeza nos manguezais que margeiam o Rio Capibaribe acontece mensalmente em diversos trechos, a exemplo da Casa da Cultura, do Cabanga e dos bairros da Jaqueira e Poço da Panela.

Há, ainda, o trabalho de limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe, que é realizado pelo Ecobarco. O equipamento atua em todos os trechos navegáveis do rio, dentro do município do Recife, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes. A cobertura é de aproximadamente 35 quilômetros.

As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido é de garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos (como TV e computador).