Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 10.02.17 - 16h14

Rádio Frei Caneca debate protagonismo de mulheres na arte

img_alt

Programa ‘Difusora’ também traz o cantor Tiné, com seu recém-lançado ‘Equilibrista’ (Foto: Divulgação)

 

Após 56 anos de criação e com oito meses no ar com programação cultural, a Frei Caneca FM (101,5) dá início às transmissões de microfone aberto com o ‘Difusora’, revista eletrônica diária que estreou ontem e que será porta-voz da produção cultural da cidade e prestadora de serviço no tocante a agendas das artes plásticas, dança, teatro, música, literatura e cinema. A transmissão vai ao ar de segunda a sexta, entre 18h e 19h.

No programa de hoje, o gerente da rádio e apresentador Patrick Torquato entrevista o cantor Tiné, que apresenta o seu recém-lançado ‘Equilibrista’. Durante a transmissão, ele também executa alguns dos principais hits da Frei Caneca como Gente Bonita (Fióti), Playsom (Baiana System), Sobre a Paixão (Marsa, banda recifense) e Morrer em Pernambuco, música inédita de Juliano Holanda.

Para introduzir o tema do feminismo, Patrick vai soltar Maria da Vila Matilde, um samba entoado por Elza Soares que dá voz às mulheres no tocante à violência de gênero. É a canção que vai introduzir a entrevista com Marta Guimarães, jornalista e bailarina do Coletivo Soma, que acaba de encenar, no Janeiro de Grandes Espetáculo, o espetáculo ‘Grito’, fruto de uma pesquisa realizada durante o período de um ano, ao longo do qual as artistas visitaram mulheres de diversas idades e diversos bairros do Recife, colhendo relatos de cada uma delas, com a proposta de investigar suas memórias afetivas corporais.

Programa de estreia versou sobre o Frevo - Em homenagem ao Dia do Frevo, celebrado ontem, o programa de estreia da Frei Caneca explorou as nuances do frevo em suas variadas vertentes: dança, pesquisa, música e literatura. Para a estreia em ritmo de folia, os entrevistados foram o jornalista e crítico de música José Teles, que lançou biografia sobre Claudionor Germano; a pesquisadora da Secretaria de Cultura do Recife e especialista em frevo e Carnaval, Carmen Lélis; o compositor de clássicos de rua e a bailarina e professora de frevo Inaê Silva.

Quem quiser entrar em contato com a emissora para oferecer sugestões de matérias ou entrevistados ou participações de projetos musicais pode fazê-lo pelo perfil da Frei Caneca no FaceBook.