NOTÍCIAS

Cultura | 10.02.21 - 14h14

Prefeitura do Recife promove ações de lazer e fiscalização para período inédito da não-folia

Homenagem fica por conta do ‘Bloco da linha de Frente’, que irá permear as redes sociais com personagens de profissões essenciais como policiais, jornalistas, entregadores de comida e linha de frente de saúde, entre outros. Ação ‘Bora se Cuidar irá percorrer praças, parques, praia e mercados e conta com reforço de campanha em emissoras de rádio e TV 

 

Um Carnaval que permanece intacto na referência e (ir)reverência, porém fora do espaço geográfico das ruas e dentro dos corações recifenses com foco na preservação da saúde e da vida. Este é o tom das mensagens e ações que a Prefeitura do Recife irá promover durante o primeiro e inédito período momesco em plena pandemia. Pela primeira vez sem folia ou aglomeração nas ruas,  a cidade que não vai escutar o som do frevo ecoando pelas vias e avenidas é também a cidade que pensa no coletivo, no bem comum. Pensando em deixar os dias mais leves para a população, a Prefeitura do Recife organizou uma série de ações.

Confira as principais ações:

Bloco da Linha de Frente - Um dos destaques  é a área do ‘Bloco da Linha de Frente’, que se trata de uma homenagem aos profissionais essenciais que, além da classe de saúde, engrossaram as fileiras no combate à covid com sua força de trabalho para que a cidade não parasse como motoristas de transporte coletivo, trabalhadores de supermercados, agentes de trânsito e seguranças, garis e jornalistas, entre outros. Os personagens irão estar presentes na comunicação oficial da Prefeitura através de suas redes sociais.

Colorindo o Recife deixa legado - Carnaval é também uma mistura de cores. E essa mistura vai resultar na intervenção de mais oito muros da cidade, a partir do projeto Colorindo o Recife. A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana. Participarão desta ação grafiteiros inscritos no projeto, que é também uma política pública de valorização da arte de rua. Os painéis trazem o tema carnavalesco, reforçando também os protocolos sanitários essenciais para o controle da disseminação do vírus da covid-19.

As artes serão nos seguintes locais: Parque Doutor Arnaldo Assunção, no Engenho do Meio; Ponte Giratória, no Bairro de São José; Largo da Bomba do Hemetério; próximo à Via Mangue, no Pina; Avenida Antônio de Góes, no Pina; Praça Paulo Freire, na Madalena; Avenida Herculano Bandeira, no Pina; e na Barão de Souza Leão, próximo ao Colégio Madre de Deus, em Boa Viagem.

Ciclofaixa de Turismo e Lazer - Já para quem gosta de aproveitar a cidade ao ar livre, sem esquecer do cumprimento dos protocolos sanitários, uma boa opção é curtir a Ciclofaixa de Turismo e Lazer. No domingo (14), o percurso exclusivo contará com sinalização reforçando a campanha “O Carnaval é a gente”, além da distribuição de 5 mil máscaras, doadas pela Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer ficará montada das 7h às 16h.

Visit Recife - E mesmo com o difícil cenário da pandemia, o setor dos hotéis está com uma expectativa de 55% de ocupação, de acordo com a  Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE). Como uma forma de divulgar os serviços oferecidos pelo trade para esse turista que estará na cidade, a Prefeitura do Recife divulgará a ação Recife Tá ON, que já vem sendo compartilhada no instagram oficial do Turismo no Recife, o @visitrecife. Ao todo, 40 recepções de hotéis estarão com o display em acrílico no balcão de informações. 

Bora se Cuidar - Para evitar aglomerações, a Prefeitura irá continuar com a campanha ‘Bora se Cuidar’. Haverá ações de fiscalização em parques, praças e praias. Nos mercados, a ação ganha o reforço de trupes de arte-educadores para sensibilizar o público  sobre os cuidados para evitar a covid-19. As ações também envolvem profissionais de Controle Urbano e Vigilância Sanitária, que conscientizam comerciantes e frequentadores para o uso correto de máscaras, higienização das mãos, manipulação dos alimentos e distanciamento social. Em contrapartida, uma campanha de rádio e TV veiculará mensagens de cuidado, mas também de alento, com uma evocação aos dias de Momo do futuro, que serão assegurados pelo comportamento coletivo atual.

Festival Gastronômico - Ganhando o coração e também o estômago de recifenses e turistas, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel - PE), a Prefeitura do Recife realiza o Festival Gastronômico “Eu tenho mais que tá nessa”. A iniciativa estimula as atividades de lazer para moradores e turistas, entre os dias 13 e 21 de fevereiro, oferecendo descontos de 10% em pratos dos restaurantes participantes. O festival estimula o fluxo da clientela nos restaurantes de forma responsável, gerando renda para o setor. A partir do dia 10 de fevereiro, todas as informações sobre pratos e restaurantes participantes serão disponibilizados no Portal do Turismo no Recife, o https://visit.recife.br/. Nos anos anteriores, a Prefeitura do Recife realizou a Arena Gastronômica do Carnaval, também em parceria com a Abrasel, que contou com o fluxo de 470 mil pessoas, na edição de 2020.

Frei Caneca - A partir desta quarta-feira (10) até a terça-feira (16) serão veiculados depoimentos de foliões para a série de interprogramas “Foi no carnaval que passou”, com foliões da Região Metropolitana do Recife compartilhando suas memórias de amor, flerte, farra e muito riso. Pra quem quiser mergulhar na fantasia, o bloco Pen Drive da Madrugada, que desfilou nas ruas nos últimos anos, volta para o seu formato virtual, trazendo uma seleção musical com ritmos carnavalescos, como frevo, afoxé, maracatu, coco, ciranda, samba enredo, axé dos anos 80, samba reggae, entre outros. A programação especial irá ao ar na sexta (12) e sábado (13) da meia-noite até às 5h da manhã. Pra completar, na quinta-feira (11) será lançada uma playlist pra matar a saudade dos carnavalescos, no perfil da Frei Caneca FM no Spotify. 

Já no domingo (14), das 10h às 12h, o Batucada trará uma homenagem aos enredos vencedores das escolas de samba. E a partir das 16h, a 101.5 FM segue a parceria com o RecBeat e transmite a versão virtual do Festival, que este ano tem na programação Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu.

Confira outros serviços da Prefeitura para o período de 13 a 16 de fevereiro

Diferentemente dos anos em que há programação e ações presenciais, os serviços da Prefeitura do Recife prestados ao público funcionam normalmente, uma vez que não será ponto facultativo na gestão municipal. Entretanto, a Prefeitura irá promover uma série de ações de olho no bem estar da população e para evitar a disseminação do novo coronavírus como fiscalizações em bares, atuação em mercados e na orla da capital, sobretudo no sábado e domingo (13 e 14). 

Na Orla de Boa Viagem a limpeza irá dispor de 60 profissionais na limpeza e remoção de resíduos no turno diurno e emprego de equipamento chamado de Beach Clean, que peneira a areia removendo resíduos finos. Entre os dias 12 e 16 de fevereiro, o Procon vai funcionar em regime de plantão para receber denúncias referentes a shows, festas, eventos de carnaval e similares realizados em ambientes privados, disponibilizando os seguintes canais para receber denúncias: e-mail procon@recife.pe.gov.br e instagram @proconrecife. O 0800 28 11 311 vai funcionar na sexta-feira(12), segunda-feira (15)  e  terça-feira(16), das 8h às 17h.

Também serão alocadas equipes no Recife Antigo para fiscalização de  bares, restaurantes e afins no que diz respeito ao cumprimento do Decreto Estadual Nº 49.055/2020 (COVID-19) e orientação de consumidores e fornecedores acerca dos seus direitos e deveres. Nesse mesmo período, as equipes de fiscalização ficarão disponíveis para atender às denúncias.  

De olho na violência de gênero, o Centro de Referência Clarice Lispector vai funcionar nos dias 13.02 (sábado) e 14.02(domingo), de 8h às 20h. Nos dias 15.02 (segunda-feira). As mulheres vítimas de violência também vão poder contar com o Liga, Mulher (0800 281 0107), que vai funcionar nos dias 13.02(sábado) e 14.02(domingo) das 8h às 20h. Outra opção para mulheres em situação de risco de violência doméstica é acionar o canal de atendimento via whatsapp, disponível no número (81) 9.9488 6138. Quem quiser ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social poderá fazer doação de kits de higiene pessoal com dois sabonetes e um pacote de absorventes, que serão trocados por máscaras temáticas no térreo da Prefeitura nas segunda-feira(15) e terça-feira(16), das 8h às 17h.

Para evitar aglomerações, as equipes de Controle Urbano estarão voltadas para coibir eventuais festas e eventos clandestinos. O trabalho será realizado em conjunto com órgãos como Secretaria de Segurança Cidadã, CTTU, Procon, Vigilância Sanitária, PM, Bombeiros e Meio Ambiente. Entre as ações, estão previstas fiscalização de bares e restaurantes do Bairro do Recife, Realização de rondas nos mesmos locais onde foram instalados os polos dos anos anteriores, levantamento de eventuais camarotes para coibir possíveis festas clandestinas e realização de campanha de conscientização contra a covid-19 (Bora se Cuidar) nos Mercados Públicos, Feiras, Orla, Parques e praças.