NOTÍCIAS

| 10.03.14 - 17h29

Adolescentes começam a ser vacinadas contra HPV

[caption id="attachment_44369" align="alignleft" width="680"] Unidade de Saúde de Brasília Teimosa recebeu 35 meninas nesta segunda-feira. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)[/caption]

A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) começou hoje,10, no Brasil. No Recife, todas as unidades básicas de saúde já estão vacinando meninas de 11 a 13 anos, e a expectativa é que 36,2 mil adolescentes sejam imunizadas. O primeiro dia foi considerado tranquilo na maioria das unidades.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife, Elizabeth Azoubel, é normal que as unidades não tenham recebido tanta gente. “Tem muitos pais esperando a vacinação começar nas escolas. Inclusive, algumas já estão entrando em contato conosco para saber quando os alunos vão receber a vacina”, afirmou Elizabeth. A vacinação nas escolas públicas e privadas terá início no próximo dia 24 de março.

Na Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer, no Distrito Sanitário VI, localizada em Brasília Teimosa, no entanto, a procura foi grande nesta segunda-feira (10). As 35 doses enviadas à unidade foram aplicadas. A dona de casa Suely Lourenço decidiu trazer logo a filha de 13 anos. “Vi sobre a vacinação desde o mês passado. É muito importante as meninas tomarem, porque previne o câncer do colo de útero. O processo é rápido”, disse Suely, que orientou a filha sobre a vacina.

A estudante Maria Vitória Ramos, de 13 anos, está com todas as vacinas atualizadas. “Minha mãe falou para eu vir receber logo, para ficar logo livre”, contou. “Não esqueça que daqui a seis meses tem de tomar a segunda dose, e depois de cinco anos tomar a última”, alertou a técnica em enfermagem Sueli Campelo. A vacinação continuará nos postos de saúde, mesmo quando for iniciadas nas escolas. A adolescente deverá levar o cartão de vacinação e o cartão do SUS. Quando não tiver, o cartão do SUS será feito na hora.