Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 10.03.16 - 15h36

Recife celebra aniversário com entrega do Compaz e festa no Recife Antigo

Prefeito Geraldo Julio inaugura o Compaz do Alto Santa Terezinha pela manhã. À tarde e noite, a comemoração continua com shows de Maestro Duda, Fadas Magrinhas, escolas de samba, entre outros, na Praça do Arsenal  

 

O próximo sábado (12) será de muita comemoração no Recife. O aniversário de 479 anos da cidade será celebrado, logo pela manhã, no Alto Santa Terezinha, Zona Norte da capital, com a entrega do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos. O Compaz vai atuar em parceria com empresas e instituições no atendimento e desenvolvimento cidadão dos moradores da região, diminuindo o custo para a administração municipal. Já à tarde e noite, a população vai ganhar de presente apresentações de diversos artistas locais, além do tradicional corte do bolo e queima de fogos. O Maestro Duda irá receber convidados para apresentações de frevo. Também haverá uma programação dedicada ao público infantil. 

O Compaz contará com a parceria da Fundação Bernard Van Leer, Fundação Itaú, Grupo Parvi, Instituto Cervantes, British Council, Livraria Cultura, Secretaria de Educação de Pernambuco, SESC, Fundação Gilberto Freyre, Conservatório Pernambucano de Música, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e diversas secretarias municipais. O Compaz vai fortalecer atividades que já são desenvolvidas no bairro e oferecer outras que agreguem cidadania e acesso à informação. Além das oficinas de artes marciais, dança e música, o centro terá atividades esportivas, cursos de capacitação profissional, mediação de conflitos, acesso à Justiça, serviços de assistência social, agência de emprego, Procon e biblioteca.

A segunda parte da festa de aniversário dos 479 anos do Recife começa a partir das 17h na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. A programação contará com muita música, queima de fogos, e claro, o tradicional corte do bolo. Agremiações carnavalescas, espetáculo infantil, show musical com o Maestro Duda e convidados animam a noite. O bolo está sendo decorado com cobertura de pasta americana, brigadeiro e granulado de chocolate, num total de 400 kg. Os parabéns e o corte acontecem às 19h, e logo em seguida haverá a distribuição de 3.500 porções individuais. 

A comemoração começa ao som do frevo (Patrimônio Cultural Imaterial) que parabeniza sua cidade na apresentação da Orquestra de Frevo Itinerante e Passistas, trazendo as cores e o pique contagiante da mais autêntica expressão artística da cidade. Em seguida, é hora de diversão para a criançada com o espetáculo infantil Fadas Magrinhas. Na sequência, um dos homenageados do Carnaval do Recife 2016, com 100 anos de existência e campeão do Grupo Especial da categoria Maracatus de Baque Virado, o Maracatu Nação Porto Rico vem para a festa com toda sua nação, reverenciando o Recife. A cadência e o suingue do samba também marcam presença com a apresentação das escolas Gigantes do Samba e Galeria do Ritmo, campeã e vice do Grupo Especial da categoria Samba. 

Encerrando a festa, sobe ao palco da praça do Arsenal o Maestro Duda e sua Orquestra com um show especial, composto por canções que ficaram marcadas por cantarem o Recife, seu Carnaval, suas pontes, a saudade de quem a deixa, a alegria de quem volta. Para abrilhantar ainda mais a noite, participam do show Almir Rouche, Josildo Sá, Edilsa Aires e Adriana B. O Maestro Duda comemora 80 anos de idade neste ano de 2016, a maioria deles dedicados ao frevo, não esconde sua satisfação em participar da celebração. “É uma honra para mim, participar dessa festa. Recife é uma cidade que tem uma vocação festiva muito forte, e seu aniversário merece muita celebração.”, comentou o maestro.

 

Confira a programação:

 

17h às 17h30 – Orquestra de Frevo e Passistas Foliões

17h30 às 18h – Fadas Magrinhas

18h às 18h30 – Maracatu Nação Porto Rico

18h30 às 19h – Escola de Samba Galeria do Ritmo

19h – Corte do Bolo e queima de fogos

19h às 19h40 – Escola de Samba Gigantes do Samba

20h às 23h – Maestro Duda e convidados: Almir Rouche, Josildo Sá, Edilsa Aires e Adriana B.