Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 10.03.17 - 20h44

Aniversário de Chico Science será celebrado com uma semana de programação

Desta segunda, quando o artista completaria 51 anos, até sexta, serão oferecidas rodas de conversa, discotecagem e exibição de vídeos sobre sua carreira no Memorial Chico Science, no Pátio de São Pedro
 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife realiza, a partir desta segunda (13), uma semana inteira de atividades em comemoração ao aniversário do eterno mangueboy, Francisco de Assis França, Chico Science. O artista estaria completando 51 anos de idade no próximo dia 13.

Para celebrar sua obra e seu legado, a programação será toda realizada no Memorial Chico Science, no Pátio de São Pedro, e contará com rodas de conversas com Gilmar Bola 8 e Jamesson França, o irmão de Chico, mais conhecido como Jamelão, além de mostra de vídeos e discotecagem. Tudo com o intuito de remontar e resgatar o universo artístico-criativo do músico que personificou o importante movimento cultural empreendido do mangue para o mundo, na década de 90.
Na segunda e terça (13 e 14), será exibido o material de audiovisual do acervo do Memorial Chico Science. São entrevistas, shows, documentários e fotos, para que o público possa acompanhar toda a trajetória do artista que sacudiu a cena local e nacional, por sua originalidade e criatividade.

Na quarta-feira (15), tem discotecagem com DJ Tiger, a partir das 15h. Ele fará uma viagem musical aterrissando nas principais influências de Chico, agitando a programação com as trilhas sonoras que faziam a cabeça do mangueboy e contribuíram para a sua formação, protagonizadas por artistas como James Brown, Afrika Bambaataa e Beastie Boys.

A quinta-feira (16) será dedicada às reminiscências. Numa conversa aberta com o público, Jamelão, o irmão mais velho de Chico, vai trazer histórias e lembranças sobre o caçula da família, a partir das 14h. “Eu quero levar ao conhecimento do público o Chico família, uma figura muito afetiva, detalhes e curiosidades que só quem é do nosso núcleo familiar e conviveu de perto com Chiquinho conhece”, diz Jamelão, que promete acompanhar bem de perto toda a semana de atividades.

Na sexta (17), a partir das 15h, Gilmar Bola 8, outro personagem importante da história de Chico, participará de rodada de conversa com o público. Ele fará um resgate de toda a trajetória do músico, desde a década de 80, quando se formou o embrião da banda Chico Science e Nação Zumbi, até o fim prematuro de sua carreira. “Chico sempre tinha essa ideia de misturar a música percussiva de Pernambuco com outras influências. Vou contar um pouco de como a gente deu início a todo esse movimento”, diz Gilmar.

As inscrições para as rodas de conversa devem ser feitas pelo e-mail mchicoscience@gmail.com. As demais etapas da programação são de livre acesso. O Memorial Chico Science funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, no Pátio de São Pedro. Para mais informações, os interessados devem ligar para os telefones 3355-3158 ou 3355-3159.

Programação

Segunda e terça – Mostra de vídeo, das 9h às 17h

Quarta – DJ Tiger, a partir das 15h

Quinta – Bate papo com Jamelão, irmão de Chico Science, a partir das 14h

Sexta – Roda de conversa com Gilmar Bola 8, a partir das 15h