Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 10.03.17 - 10h38

CTTU realiza testes com faixa reversível na Ponte do Limoeiro

img_alt

O projeto está funcionando nos mesmos moldes da ação realizada na Ponte Princesa Isabel e visa garantir mais fluidez ao trânsito durante o horário de pico (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Com o objetivo de melhorar a mobilidade no centro da cidade, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), iniciou nesta segunda-feira (6) uma série de testes para a implantação de uma faixa reversível na Ponte do Limoeiro, no sentido cidade/subúrbio, durante o horário de pico entre às 17h e 19h. A medida está funcionando nos mesmos moldes da operação montada na Ponte Princesa Isabel, que, desde 2015, obteve um ganho de 200% na velocidade dos veículos no horário de pico, passando de 7km/h para 21km/h. Dessa vez, o objetivo é avaliar se há ganhos na fluidez para os condutores que saem do Bairro do Recife para a Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti e bairros como Campo Grande e Arruda e para a cidade de Olinda. A operação está sendo realizada por equipes técnicas da CTTU, além de um efetivo de cinco profissionais, entre orientadores e agentes de trânsito. A expectativa é que os testes sejam realizados até a sexta-feira (17).

A Ponte do Limoeiro tem cinco faixas de rolamento, sendo duas no sentido cidade e três no sentido contrário, sendo uma delas exclusiva para quem se dirige à Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti. Com a operação, a via está sendo dividida por cones, resultando, entre 17h e 19h, em quatro faixas para quem trafega no sentido subúrbio e uma para quem circula no sentido centro. Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o teste está sendo positivo e indicou que a medida pode garantir ganhos significativos para a circulação. "A CTTU vem realizando diversos estudos com o intuito de identificar e solucionar os pontos críticos da cidade, caso a caso. Na  Ponte do Limoeiro, assim como foi na ponte Princesa Isabel, percebemos que o volume de veículos que circula no sentido subúrbio, nesse horário específico, é consideravelmente maior. Por isso, resolvemos tirar uma faixa de circulação que estava ociosa, no sentido centro, e dar prioridade ao outro lado", conclui. 

A implantação da faixa reversível na Ponte do Limoeiro faz parte de um conjunto de ações que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo aos cofres públicos. Desde o início da gestão, já são 90 alterações no trânsito do Recife, como binários e eliminação de giros. Além disso, desde junho de 2014, a Autarquia realiza uma série de operações de tráfego com o auxílio dos orientadores de trânsito. A operação com os cones está sendo montada diariamente em cerca de 20 vias importantes da cidade com o intuito de garantir o disciplinamento e melhoria da fluidez do trânsito, através da canalização do fluxo de veículos. Também é montada uma faixa reversível na Ponte Princesa Isabel.