Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 10.03.17 - 12h28

Prefeitura do Recife realiza ato com servidoras em celebração ao Dia da Mulher

img_alt

A Secretaria da Mulher do Recife lançou uma agenda com homenagem a Bárbara de Alencar, heroína da Revolução Pernambucana de 1817 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Dando continuidade às homenagens dedicadas ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura do Recife, através da sua Secretaria da Mulher, realizou um ato para lembrar a data nesta sexta-feira (10). Entre as atividades, houve o lançamento de uma agenda da Secretaria, apresentações culturais e um trabalho de integração entre as servidoras da Casa. O prefeito Geraldo Julio, o vice-prefeito Luciano Siqueira, secretárias e secretários municipais, e outras autoridades participaram do evento.

O ato, político e cultural, ocorreu no mezanino do edifício-sede da Prefeitura do Recife. A agenda lançada pela Secretaria da Mulher possui desenho de Bárbara de Alencar, a heroína da Revolução de 1817, feito pela artista plástica pernambucana Dani Acioli. Também houve um recital feminista com a escritora Suzana Menezes e a apresentação do Grupo Risoflora. Outras atividades fazem parte da programação promovida pela Prefeitura do Recife, durante todo o mês de março, com o intuito de nutrir o empoderamento das mulheres. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura.

“A desigualdade de gênero ainda é muito grande no Brasil e a gente precisa combater de maneira cada vez mais forte. A gente celebra aqui as políticas de combate à violência de gênero e a desigualdade de gênero em nossa cidade. A Secretaria da Mulher ganha cada vez mais força e a Prefeitura inteira atuando para combater essa desigualdade. Queremos cada vez mais uma cidade  com menos injustiça social”, destacou Geraldo.

Já a secretária da Mulher, Cida Pedrosa, lembrou do papel que a Prefeitura tem neste aspecto. “É muito importante destacar que, mesmo em época de crise, nós conseguimos manter a Secretaria da Mulher do Recife. Várias cidades desconstituíram seus órgãos de gestão e aqui no Recife isso não ocorreu. E a nossa secretaria é empoderada pelo nosso Prefeito. Ela exerce várias atividades políticas de respeito às mulheres. Nós temos o Centro Clarice Lispector, que tem papel fundamental na nossa cidade, temos um trabalho de empoderamento econômico das mulheres e principalmente, queremos que as mulheres tenham seu empoderamento sociopolítico, com esta homenagem a uma mulher inspiradora, que foi Barbara Alencar”, lembrou.

    

 

BÁRBARA DE ALENCAR - Bárbara Pereira de Alencar veio ao mundo em 11 de fevereiro de 1760, na Fazenda Caiçara, em Exu, enxergava além dos limites do sítio longíquo onde morava e da época em que vivia. Mulher ilustrada e visionária, Bárbara se aliou a luta da Revolução Pernambucana de 1817 junto a dois dos seus quatro filhos, Carlos e José. Levaram a batalha para o Estado do Ceará, onde foram morar. No Crato, proclamaram a República do Jasmim (nome de uma propriedade de Bárbara), que durou apenas oito dias, antes de ser severamente reprimida pela tropas aliadas da Coroa Portuguesa. Por questões patriarcais, abdicou da proclamação a favor do filho José Martiniano. Foi presa e torturada. Aderiu à Confederação do Equador. Faleceu no Piauí, na Fazenda Alecrim, em 28 de agosto de 1832, aos 72 anos. Está sepultada no município de Campos Sales, no Ceará. 

 

Seguem alguns pontos da programação voltada para a mulher recifense:

 

*SECRETARIA DA MULHER DO RECIFE

Dia 10 - Comemoração do dia internacional da Mulher com um ato político e cultural voltado para as servidoras da gestão. Um recital feminista com a escritora Suzana Moraes e a apresentação do Grupo Risoflora farão parte do evento. O evento será às 8h, no hall do edifício-sede da Prefeitura do Recife. Na ocasião, será distribuída a agenda da Secretaria da Mulher do Recife com um desenho da artista plástica Dani Acioli, em homenagem a pernambucana Bárbara de Alencar. 

Dia 12 - No Recife Antigo de Coração dedicado ao Recife e em homenagem às mulheres, a Secretaria da Mulher estará presente com um ponto de escuta do Centro de Referência Clarice Lispector, no Marco Zero, orientando as mulheres sobre os serviços de prevenção e combate à violência de gênero. Além disto, serão distribuídos materiais informativos com a rede de proteção à mulher e bandeirolas para bicicletas com ao telefone do Liga, Mulher, o disque-orientação do Clarice. O Hospital da Mulher do Recife (HMR) também fará a divulgação do Centro Sony Santos, que realiza atendimentos à mulheres vítimas de agressão. O público poderá acompanhar o show de Adriana B com as convidadas Bia Marinho, Risoflora e Luisa Pérola. A Orquestra 100% Mulher irá desfilar pelas ruas do Recife Antigo homenageando todas as recifenses pelo Dia Internacional da Mulher.

Dia 17- Roda de diálogos com mulheres líderes do Movimento Negro do Recife, às 9h, Museu da Abolição, no bairro da Madalena.

 

*SECRETARIA EXECUTIVA DE DIREITOS HUMANOS

De 6 a 10 de março – Palestra sobre “A Feminilização da pobreza e Direitos Humanos”, voltada para as mulheres usuárias do Bolsa Família. 

Local: Sede do Cadastro Único - Rua do Imperador D. Pedro II, Nº 307, Loja 1. 

Hora: 7:00 às 10:00

Dia 26 de março- Vivências Sem Barreiras para as mulheres e cuidadoras do Projeto Praia Sem Barreiras. 

Local: Arena do Praia Sem Barreiras – Praia de Boa Viagem

 

*HOSPITAL DA MULHER –  

Dias 8 e 15 de março – palestras sobre cuidados com a pele, com a dermatologista Carla Rocha. A partir das 10h;

Dias 8,14 e 15 de março – palestra sobre alimentação saudável, com o nutricionista Ricardo Duarte;

Dia 10 de março – Salas de espera sobre Prevenção de doenças, cuidados com a mama e uso do cartão de vacinação da mulher. 7h30, 10h e 14h;

Dia 13 de março – palestras sobre Violência contra a mulher, com distribuição de panfletos e preservativos. 7h30, 10h e 14h;

Ao longo do mês, haverá colocação de DIUs (dispositivo intra uterino) e diafragmas.