Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 10.04.17 - 16h35

Recife terá duas encenações da Paixão de Cristo

img_alt

Tradição cultural da cidade, encenações ao ar livre da história mais contada do mundo têm apoio da Prefeitura do Recife (Foto: Lu Streithorst/Arquivo PCR)

 

Para os cristãos, a Páscoa é um período muito especial, celebrado em diversos países. No Brasil, principalmente em Pernambuco, há uma tradição muito forte de encenar os últimos dias de Jesus na Terra. No Recife, durante todo o feriado da Semana Santa, a história mais conhecida do mundo será encenada em dois espetáculos: a Paixão de Cristo do Recife e a Paixão de Cristo de Casa Amarela. Ambos têm o apoio da Prefeitura do Recife e são gratuitos.

Tradicionalmente realizada no Marco Zero, a Paixão de Cristo do Recife completa este ano 21 edições consecutivas. E celebra ainda os 40 anos de José Pimentel no papel de Jesus Cristo. O espetáculo é gratuito e terá três apresentações: na sexta (14), sábado (15) e domingo (16), sempre às 20h.

A Paixão de Cristo do Recife é encenada em três plataformas de 20 metros de comprimento por 14 metros de largura, ligadas por uma passarela com dois planos, para que a população assista à encenação sem precisar se deslocar, mesmo que o espetáculo tenha nove cenários diferentes.

O elenco, que se mantém fixo há alguns anos, reúne 100 atores e 300 figurantes, todos pernambucanos. O público estimado é mais de 30 mil pessoas por noite.

Nos próximos dias 13, 14 e 15, a história de Jesus também será lembrada na Paixão de Cristo de Casa Amarela, que chega este ano à sua 15ª edição consecutiva. O espetáculo será apresentado sempre às 20h, no Parque Urbano da Macaxeira.

Com 30 atores, 50 figurantes e uma produção de 20 pessoas, a montagem será dedicada ao Morro da Conceição, cuja paróquia recebeu o título de santuário, consagrando-se como centro de peregrinação e fé.

Para a apresentação, serão usados dois palcos, que se transformam em 12 cenários diferentes. A encenação conta com um detalhe interessante: os atores que representam Maria e Jesus são mãe e filho na vida real.

A expectativa de público é de 10 mil pessoas por noite. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido assistirá ao espetáculo na sexta-feira (14).

 

Serviço:

Paixão de Cristo do Recife

Quando: 14 a 16 de abril, às 20h

Local: Praça do Marco Zero, Bairro do Recife

Acesso gratuito

Contato: Edna Nunes (81) 99535-7775/ (81) 98739-2500 

 

Paixão de Cristo de Casa Amarela

Quando: 13 a 15 de abril, às 20h

Onde: Parque Urbano da Macaxeira

Acesso gratuito