NOTÍCIAS

Finanças | 10.04.17 - 18h41

Recifense pode doar parte de seu Imposto de Renda para crianças da cidade

Três porcento do Imposto de Renda Devido pode ser revertido para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

 

Confira o passo a passo simplificado

 

Muita gente não sabe, mas é possível direcionar 3% do seu Imposto de Renda (IR) Devido para os fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ou seja, aqui na capital pernambucana, o tributo que seria enviado para o Governo Federal pode ajudar a diminuir a desigualdade social e a vulnerabilidade das crianças e adolescentes carentes que moram na cidade.

A cada R$ 1.000,00 pagos de Imposto de Renda de Pessoa Física apenas R$ 1,22 voltariam para o Recife, através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a doação direta ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA), gerido pelo Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), 3% do valor total do Imposto de Renda são direcionados integralmente para as crianças do Recife. 

Através dessa doação direta, empresas e pessoas físicas podem ajudar a melhorar a vida de milhares de crianças e adolescentes. Os recursos direcionados são integralmente investidos em iniciativas de atendimento, defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, por meio de parcerias com organizações da sociedade civil. Até o dia 28 de abril, durante o prazo de entrega da declaração, você pode fazer sua doação de 3% do IR devido. 

Como doar ao Comdica/Recife - No site da Receita Federal, durante a elaboração da sua declaração, na ficha Resumo da Declaração, escolha a opção "Doações Diretamente na Declaração - ECA", clique no botão “Novo”, escolha o tipo de fundo “Municipal", selecione a UF "PE" e o município "RECIFE", depois informe o valor a ser doado. Em seguida, clique no botão “OK” para encerrar o preenchimento dos dados.

Se você tiver imposto a pagar, você informa a parte da doação e o valor restante, o programa permite que você pague em cota única ou em 8 vezes. Serão gerados dois Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF's), um para a União e outro referente a parte do Fundo é paga em um DARF único, até 28/04/2017.

Se você tiver imposto a restituir, também pode doar. Sua restituição aumentará e a parcela que você doou será corrigida pela Selic, o que pode ser uma atrativa forma de aplicação financeira. Se eventualmente você já entregou a declaração, pode retificá-la, sem multa.

Conheça o Comdica - O Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), órgão vinculado administrativamente à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude e Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, recebe todos os anos doações de pessoas Físicas e Jurídicas para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Pernambuco (FMCA). As doações podem ser abatidas no Imposto de Renda.

O fundo é gerido pelo Comdica e a quantia arrecadada subsidia a execução de ações desenvolvidas por entidades sociais cadastradas no órgão através da seleção de projetos e programas. Só em 2016, vinte e duas instituições receberam recursos oriundos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. 

O recurso incentivou projetos sociais nas áreas de prevenção e redução de danos a crianças e adolescentes usuárias de drogas; violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes; atendimento socioeducativo; acolhimento institucional e atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua. 

Para maiores informações sobre o Comdica é só ligar para o (081) 3355.4655 - 3355.4654, de segunda a sexta, das 8h às 18h.