Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 10.04.17 - 10h36

Teatro de Santa Isabel de portas abertas para visitantes

img_alt

Equipamento da Prefeitura do Recife oferece visitas gratuitas aos domingos e terças, espontâneas ou agendadas, para quem quiser conferir de perto todos os detalhes de um dos mais antigos e bonitos teatros brasileiros (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Eleito pela segunda vez o melhor teatro do Brasil, pelo Cenym 2016, o Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, está iniciando o calendário 2017 de atividades educativas. De portas abertas para recifenses e turistas, o equipamento oferece dois tipos de visitas regulares para os interessados em conhecer suas instalações e histórias.

O primeiro e mais expressivo exemplar de Arquitetura Neoclássica em Pernambuco pode ser explorado por meio de visitas espontâneas ou agendadas. As Visitas Guiadas são oferecidas aos domingos e não exigem agendamento prévio. São três os horários disponibilizados pela administração do teatro, para grupos de, no máximo, 25 pessoas: 14h, 15h e 16h.

O outro modelo de visita é chamado Educação Patrimonial e destina-se a estudantes, grupos artísticos, centros comunitários e ONGs. Disponível nas terças-feiras à tarde, precisa de agendamento prévio pelo e-mail teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com.

Os dois formatos de visitas contemplam todos os espaços do teatro, desde o saguão de entrada ao salão nobre, cômodos que receberam importantes nomes da política e das artes do Brasil, tais como o imperador Dom Pedro II, Castro Alves e Tobias Barreto.

O Teatro de Santa Isabel, cujo nome é uma homenagem à Princesa Isabel, foi inaugurado em 18 de maio de 1850, inserindo a então província de Pernambuco numa nova fase cultural. Idealizado pelo Barão da Boa Vista, teve o projeto dirigido pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, que inovou na época, não utilizando o trabalho escravo na construção de arquitetura neoclássica. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 31 de outubro de 1949, o equipamento foi mais tarde eleito um dos 14 teatros-monumentos do país. Com as visitas guiadas, toda essa história pode ser conferida de perto pelos recifenses e turistas.

 

Serviço:

Educação Patrimonial: Terças-feiras (programação sujeita a alteração quando houver espetáculos)

Agendamento para grupos de até 40 pessoas pelo e-mail: teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com

Visita Guiada: Domingos (programação sujeita a alteração quando houver espetáculos)

Horários: 14h, 15h e 16h

Grupos de até 25 pessoas

A entrada é gratuita e não precisa agendar