Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Assistência Social | 10.04.19 - 14h08

Cursos têm proposta de inserir pessoa em situação de rua no mercado de trabalho

A base da capacitação são: o incentivo ao desenvolvimento pessoal, descoberta de habilidades e acompanhamento psicológico profissional

 

Pessoas que estavam em situação de rua no Recife estão participando do Projeto EmpreendeRua - incubado no Porto Social - promovido numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife (SDSJPDDH)e a ONG Samaritanos. A proposta é fazer a reinserção no mercado de trabalho, por meio do incentivo ao desenvolvimento pessoal, descoberta de habilidades e acompanhamento psicológico profissional.

A primeira turma, composta por 17 participantes, a maioria das casas de acolhimento Josué de Castro e Recomeço, administradas pelo município, começou ocurso no mês de março, com duas aulas semanais, das 19h às 21h, no prédio do Porto Social, na Ilha do Leite, com previsão de encerramento no dia 22 de maio. "Essa parceria fortalece essas pessoas em situação de rua para que elas voltem ao mercado de trabalho", destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna.

Um casal que se encontrava em situação de rua e abuso de drogas estão fazendo parte do Projeto EmpreendeRua. Ilane de Olindina, 34 anos e José Brasil, 29 anos, buscaram atendimento voluntário na Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod). “É uma oportunidade maravilhosa para minha vida. Quero muito aprender e evoluir daqui pra frente”, comemorou Ilane. Outro participante, José Brasil, falou de recomeço. “Por causa das drogas eu fiquei apagado e quero muito essa oportunidade para crescer. Tenho um sonho na minha vida que quero realizar e isso vai ser uma porta que vai me ajudar”, disse. O Assessor técnico da SDSJPSDDH, Jailton Raniere, informou que mais duas turmas estão previstas para iniciarem neste ano.

Samaritanos - A ONG foi criada em 2015 e trabalha com projetos direcionados à população em situação de rua do Recife. Eles realizam, em média, 16 mil atendimento por ano, em 19 bairros do Recife. Entre os projetos desenvolvidos está o EmpreendeRua, que trabalha noções de empreendedorismo de forma prática e adaptada à realidade das ruas. Os beneficiários recebem cursos de venda de produtos e fornecimento de serviços ao mesmo tempo em que recebem formação em noções básicas de empreendedorismo e organização financeira. Tudo isso com acompanhamento de psicólogos para trabalhar a autoestima e autonomia no direcionamento dos projetos de vida escolhidos.

A voluntária do Samaritanos, Amanda Campos, há três anos no Projeto, explicou que as três maiores causas que levam pessoas a viverem nas tuas são: o uso de drogas, os conflitos familiares e o desemprego. "Por isso, a importância de não apenas ofertar cursos fechados em determinadas áreas, mas fazer a reintegração desses grupos à sociedade através do resgate da cidadania", relata Amanda Campos.