Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 10.04.19 - 12h46

Gestores discutem a criação de uma frente para institucionalização das Políticas Públicas de Juventude (PPJs)

img_alt

Representantes do Recife e de outros municípios pernambucanos apresentaram experiências exitosas (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Gestores de Políticas Públicas de Juventude (PPJs) do Recife e de outros municípios pernambucanos trocaram experiências, no 1° Seminário Diálogos entre Gestores, realizado no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, durante todo o dia desta terça-feira (09). Com o tema ‘Gestão das Políticas Públicas de Juventude’, os gestores se reuniram com a proposta de iniciar a construção de uma articulação estadual para garantir a qualidade e efetividade das reivindicações das PPJs em âmbito estadual e federal. O evento foi promovido pelo Fórum Nacional de Gestores Municipais, juntamente com a Secretaria Executiva de Juventude do Recife e a Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude de Pernambuco.

A secretária Executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, salientou que mesmo com populações de jovens diferentes e de tamanhos distintos - Recife tem cerca de 410 mil jovens -os municípios têm muitos desafios em comum. "Este é um momento de discutir as demandas em conjunto e sistematizar estratégias", disse Camila Barros. "A troca de experiência é importante para o fortalecimento das PPJs", completou Félix Aureliano, secretário Executivo de Criança e Juventude de Pernambuco.

A representante da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza, Jéssica Santana, apresentou como convidada do encontro, a experiência da PPJ desenvolvida no município. Dentre as ações realizadadas, ela falou sobre a Rede Cuca (Centros Urbanos de Cultura, Artes, Ciências e Esporte) da Prefeitura de Fortaleza, que assiste a 400 mil jovens dos 700 mil da capital cearense. O modelo se assemelha ao adotado no Compaz. João Simão Neto, especialista da área de Juventude falou sobre a conjuntura das PPJs nas três esferas do executivo com a mediação da secretária Executiva de Juventude do Recife. À tarde, o encontro promoveu discussão, com uma dinâmica, para articular a criação de uma frente em prol da institucionalização das PPJs. Um diálogo com o secretário Executivo de Políticas para Criança e Juventude de Pernambuco, Félix Aureliano, sobre gestão de PPJs no âmbito estadual, encerrou o Seminário.