NOTÍCIAS

Cultura | 10.05.11 - 13h59

Abrigos também contam com atividades de lazer

Círculos Populares estão atuando em cinco dos seis alojamentos

Por Pedro Oliveira

Para minimizar os danos causados pelas chuvas na capital pernambucana, a Prefeitura do Recife vem realizando ações que envolvem diversas secretarias e órgãos. Também envolvida na Operação Inverno, a autarquia Geraldão está contribuindo, oferecendo atividades de lazer, em cinco dos seis abrigos montados para acolher os desabrigados, com educadores do programa Círculos Populares.

No alojamento montado na Arquidiocese da Várzea, estão as pessoas que moravam na Vila Arraes, um dos locais mais atingidos, entre elas, Dona Cecília da Silva, mãe de dois filhos. Segundo ela, o trabalho dos Círculos Populares também ajuda a enfrentar a situação. “Ameniza um pouco a situação porque nossas crianças se divertem e ficam felizes”, comentou.

Outro alojamento fica instalado na Escola Municipal Diná de Oliveira, na Iputinga, que está abrigando 82 famílias. Erica de Melo é uma das mães que estão abrigadas no espaço e se diz satisfeita com a atenção da PCR. “Aqui tem comida boa, tem fralda, tem tudo que a gente precisa, só não é a nossa casa. Essas atividades esportivas são muito boas, porque ocupa o tempo das crianças e eles até esquecem do que passou”, falou.

De acordo com o diretor-presidente do Geraldão e secretárioEspecial de Juventude, Eduardo Granja, foram feitas algumas reuniões com todos os educadores e coordenadores do CPEL para que fosse planejada uma escala de atendimento a todos os abrigos. “Fizemos, a pedido do prefeito João da Costa, uma convocação geral para que pudéssemos atender às crianças e jovens, que estão em grande número nos abrigos. Parte da carga horária dos educadores está sendo cumprida nestes locais, mas eles também se disponibilizaram para trabalhar fora destes horários

Abrigos - Além dos dois abrigos municipais, a Prefeitura do Recife montou seis alojamentos para receber as famílias que precisaram deixar suas casas, que estão em áreas de risco nos morros e em alagados. Atualmente, cerca de 1.160 pessoas estão nos seis alojamentos e dois abrigos municipais.

Mais de 100 servidores, dos quais 50 são da Secretaria de Assistência Social, atuam diretamente com os alojados nos seis abrigos e dois alojamentos municipais. As equipes também apóiam a Defesa Civil do Recife no auxílio de quem está em casas de parentes.