NOTÍCIAS

Cultura | 10.05.11 - 20h30

João da Costa apresenta novidades durante reunião de Monitoramento

Além do estudo para a implantação de um sistema de alerta de chuvas, o prefeito diz que algumas pessoas poderão sair de alojamentos e voltar para suas casas

De olho no nível dos rios e no período de chuvas mais intensas que se aproxima, novas ações já estão sendo traçada pela Prefeitura do Recife. Na noite desta terça-feira (10), em reunião com Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta, o prefeito João da Costa determinou a realização de um estudo para implantar um sistema de alerta a chuvas, além do reforço a campanha de doações para as pessoas alojadas em equipamentos municipais. Também foi definido o planejamento para as atividades da PCR, uma vez que o nível do Rio Capibaribe começou baixar.

Continuamos a monitorar o regime de chuvas do Recife, acompanhando a previsão da meteorologia para os próximos dias com o objetivo de adaptar o nosso planejamento. Hoje, fizemos uma avaliação do nível do Rio Capibaribe, checando o seu grau de elevação. Ficou constatado que já há uma baixa significativa em algumas localidades, e começamos a programar a transferência das pessoas que estão em alojamentos municipais para as comunidades onde as águas baixaram”, disse o prefeito.

João da Costa também frisou a importância da solidariedade neste momento difícil que algumas famílias vivem. “Fizemos um balanço sobre a campanha para arrecadação de donativos destinados às famílias que estão alojadas nos equipamentos da Prefeitura. São mais de 1.300 pessoas. A campanha vai bem, mas é preciso que a população continue ajudando, prestando solidariedade a essas pessoas que tanto precisam”, declarou.

Sistema de alerta – Durante a reunião, ainda foi decidido que será elaborado um estudo para implantar um sistema de alerta de chuvas onde há risco de deslizamentos na Cidade. “Determinamos a realização do estudo de um projeto para implantar sinalizadores nas áreas de risco do Recife com o objetivo de dar o alarme em função das chuvas. Na próxima quinta-feira (12), nos será apresentado esse estudo. Os sinalizadores servirão para avisar as pessoas em áreas de risco, ou quando elas estiverem em uma situação grave em função de chuvas intensas”, explicou João da Costa.