NOTÍCIAS

Cultura | 10.05.11 - 19h10

João da Costa determina estudo para implementação de sistema de alerta de chuvas

O prefeito do Recife, João da Costa, realizou mais uma reunião, no final da tarde desta terça-feira (10), com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta do Município. Durante o encontro, que contou com a participação de secretários e coordenadores municipais, o gestor determinou à Secretaria de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras a elaboração de um estudo para a implementação de um sistema de alerta de chuvas para áreas de risco de deslizamentos na Cidade.

O sistema será similar ao que está sendo implantado no Rio de Janeiro, em que sirenes soam quando a chuva, medida por pluviômetros, atinge uma intensidade capaz de provocar deslizamentos de terra. A medida é mais uma iniciativa adotada pela Prefeitura do Recife para trazer mais tranquilidade e segurança à população da capital pernambucana. “Estamos trabalhando 24 horas para garantir a vida das pessoas que vivem em situação de risco nos morros e alagados”, disse o prefeito João da Costa.

Balanço Codecir - Durante esta terça-feira (10), a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizou 55 vistorias em diversas áreas da Cidade. Também colocou 12.100 m² em 34 diferentes pontos de risco e realizou 60 atendimentos nas Estações Regionais. Além disso, encaminhou duas famílias para a casa de parentes. Entre as 7h e às 17h, foram registradas 61 solicitações de lonas plásticas, 48 pedidos de vistorias e dez deslizamentos de barreiras (sem vítimas) e o desabamento parcial de um imóvel.

A Codecir informa que as seis Estações Regionais do órgão estão atentas a quaisquer ocorrências em qualquer localidade da Cidade. Quem necessitar pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro e ribeirinhas, com a ampliação do número de alojamentos para acolhê-las, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A Prefeitura também continua a mobilização para arrecadar donativos para as vítimas das chuvas. A arrecadação faz parte da Campanha Recife Solidário, lançada na última sexta-feira (06) pelo prefeito João da Costa e está sendo coordenada pela Secretaria de Assistência Social (SAS), através do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc).

Os produtos solicitados para doação são toalha, lençol, material de higiene pessoal e de limpeza, e alimentos não-perecíveis. Informações pelo 0800.281.0248. As doações podem ser entregues no Geraldão, Emlurb, CTTU, URB, Guarda Municipal, edifício-sede da Prefeitura, Iasc, Rede de Voluntariado do Recife, Parque Dona Lindu, Parque da Jaqueira, Sítio Trindade, além dos clubes Náutico, Sport e Santa Cruz.

Operação Inverno 2011 - Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.

Assistência Social - A Prefeitura do Recife instalou seis alojamentos para acolher os desabrigados das chuvas que moram nas áreas ribeirinhas (próximo às margens do Rio Capibaribe) da cidade. Os espaços estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 179 alojados), Escola Municipal Maciel Pinheiro (Torre; 152 alojados), Escola Nilo Pereira (Monteiro; 86 alojados), Escola Municipal Célia Arraes (Areias; 70 alojados), Creche Casinha Azul (Iputinga; 85 alojados) e a Arquidiocese da Várzea (Várzea; 130 alojados).
Além desses, há outros dois abrigos da PCR que estão abrigando pessoas retiradas de áreas de risco (morros) e que aguardam auxílio moradia. São eles: Imbiribeira (25 abrigados) e Avenida Norte (34 abrigados).

Emlurb - Cerca de 120 servidores estiveram envolvidos em ações para combater alagamentos no Recife, nesta terça-feira (10). O trabalho aconteceu em cerca 30 de ruas e avenidas da Cidade. As equipes promoveram limpeza de galerias nas avenidas Norte, Sul, Conde da Boa Vista, Cosme Viana, na Praça da Várzea, no Pátio de São Pedro e em vias de Afogados, Areais, Casa Forte, Barro, Coque, Pina e Macaxeira. Além disso, a Prefeitura deu continuidade ao trabalho de desobstrução dos canais. Até agora foram limpos 36 canais, outros 14 estão recebendo a intervenção e, até junho, toda rede estará desobstruída.

CTTU - Nesta terça-feira (10), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou, da 00h até as 18h, 56 ocorrências de semáforos com algum tipo de falha, seja por falta ou variação na tensão da energia elétrica, modificação no sincronismo ou queima de lâmpada. A central de rádio da Companhia atendeu a uma demanda de 40 acidentes de trânsito. Pela central de teleatendimento da Companhia – 0800.081.1078 – foram comunicadas mais de 80 demandas sobre colisões de veículos e pedidos de fiscalização em geral.

OP - O Orçamento Participativo está 24 horas nas ruas, apoiando as atividades do Operação Inverno. Cerca de 350 pessoas, entre técnicos e delegados, estão atuando junto à população, para informar a situação à Codecir, CTTU, Emlurb, Assistência Social e Saúde. Além disso, eles atuam na sensibilização e no trabalho de remoção de famílias das áreas de risco (morros) e alagados.