NOTÍCIAS

Cultura | 10.05.11 - 08h00

PCR faz operação especial de limpeza

A Prefeitura do Recife realizou, no último sábado (7) e domingo (8), diversas ações para combater alagamentos no município. Por toda a cidade, o trabalho beneficiou diretamente a 20 vias e contou com o apoio de 100 trabalhadores, além de dois caminhões com jato de sucção para a desobstrução de galerias e canaletas.

As intervenções fazem parte da Operação Inverno 2011 e foram acompanhadas de perto pelo secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital. Ele ainda monitorou pontos com acúmulo de água na cidade motivados pela elevação do nível dos rios que cortam a capital pernambucana.

No Centro, a operação especial atuou na limpeza do sistema de drenagem da Avenida Dantas Barreto, ruas da Saudade e do Fogo e diversas vias próximas à Universidade Católica de Pernambuco, como a Riachuelo e a Bispo Cardoso Ayres. Outra equipe limpou galerias no bairro de Afogados, nas ruas Curiaçu, Carlos Pena Filho e Daniel Antônio Rodrigues, entre outras.

Na Zona Norte, o trabalho se concentrou na Avenida Norte e no Córrego do Curió, em Dois Unidos. Também foram promovidas ações nas avenidas Domingos Ferreira, em Boa Viagem, e Brasília Formosa. Estamos trabalhando com as equipes reforçadas na limpeza de calerias e canaletas para evitar o acúmulo de água das chuvas. É importante que a população faça a sua parte e não jogue lixo nas ruas, disse Vital.

A Prefeitura intensificou desde março as ações para melhorar o escoamento das águas. Já foram limpos 36 dos 66 canais da cidade e vários mutirões de limpeza de galerias foram executados em bairros como Boa Viagem, Nova Descoberta, Afogados e Mustardinha. Para realizar as ações, a PCR investirá, neste ano, pelo menos R$ 10 milhões.