NOTÍCIAS

Cultura | 10.05.11 - 13h36

Prefeitura aposta no Cine Educação Direitos Humanos para formar educadores

200 professores e dirigentes das redes estadual e municipal de ensino serão capacitados pelo projeto

Em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife realiza, nos próximos dias 12 e 13 de maio, a Formação de Multiplicadores Cine Educação 2011. O evento será realizado no Auditório da Secretaria de Educação do Estado e inclui um ciclo de palestras, debates e exibições de filmes acerca da temática dos direitos humanos para 200 professores da rede pública.

Com base na metodologia do programa Cine-Educação, o projeto Cine Educação Direitos Humanos tem como objetivo, através da capacitação dos professores e dirigentes das redes estadual e municipal de ensino, fundamentar o trabalho pedagógico da rede pública com a temática dos direitos humanos. Tendo o cinema como ferramenta, o projeto vai levar conhecimento e a cultura para dentro das escolas.

A proposta é utilizar a linguagem cinematográfica para abordar e discutir com os alunos temas sociais, culturais, históricos e factuais, dentro de uma perspectiva mais subjetiva e prazerosa. Desta forma, o projeto tem o intuito de contribuir para a formação de cidadãos mais críticos, bem informados e familiarizados com o tema dos direitos humanos, que será o principal foco das discussões sugeridas pelo projeto.

Nesta quinta (12) e sexta-feira (13), nos turnos da manhã e da tarde, os educadores participam de uma série de atividades, que vão desde a apresentação do programa Cine-Educação até o aprofundamento do tema dos direitos humanos, incluindo a exibição de filmes que explanam o tema e estimulam a discussão. Este encontro é a primeira parte do projeto, que deve ser implantado e praticado nas escolas de todo o estado.