Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 10.05.18 - 18h34

Usuários de drogas em acolhimento fazem homenagem às mães

 

Uma mistura de ansiedade, alegria e euforia marcou o dia de um grupo com diversas mães nessa quarta-feira (9). Os filhos delas foram atendidos, devido ao uso abusivo de drogas, pelo Programa Acolhe Vida Recife, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. As mulheres passaram a tarde com os seus filhos, que estão na Comunidade Acolhedora Terapêutica São Miguel Arcanjo (Catsma), em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. A comunidade possui convênio com a Prefeitura do Recife para atendimento de usuários de drogas da capital pernambucana.

Na ocasião, Alexandro Melo recebeu a certificação por ter completado seis meses sem usar drogas. A mãe dele, Lindalva de Melo, comemorou e disse que este era o seu maior presente. “Eu já vi meu filho dormir na rua, sem nenhuma perspectiva. Saber que ele vai recomeçar a vida dele, com saúde e com novos sonhos me dá alegria e vontade de recomeçar a minha vida também. Esse é o maior presente de dia das mães que posso ter”, vibrou dona Lindalva, que recebeu acompanhamento psicológico enquanto o filho se recuperava.

Solange Pereira, técnica de Cuidado da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod), destacou a importância da parceria da rede complementar com a rede pública no atendimento aos usuários de drogas. “Esse trabalho é feito em conjunto com a comunidade, com o usuário e com a família. O nosso objetivo aqui é ver todos os usuários com qualidade de vida”, disse Solange.

Cleber Marinho, assistente social da Catsma, falou sobre a importância do apoio da família na recuperação dos usuários de drogas. “Este é um momento especial pela presença das mães aqui com esses jovens. Tentamos resgatar a vida de pessoas que a sociedade já descartou. Nunca olhamos para eles como fracassados porque acreditamos que todos podem ter um recomeço”, explicou Cleber.

 

CUIDADO – O Programa Acolhe Vida Recife trabalha diretamente com o cuidado de usuários de drogas e seus familiares através de escuta qualificada em terapias individuais e em grupo, além de fazer encaminhamentos para as redes de saúde, assistência social e complementar. As equipes atendem semanalmente o público que fica no entorno da Ponte do Limoeiro e na Praça Maciel Pinheiro. Os atendimentos acontecem também de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife; todas as quintas no Compaz do Cordeiro e, nas sextas, no Compaz do Alto Santa Terezinha. Os interessados em outras informações devem ligar para o telefone 3355.8210.