NOTÍCIAS

Esportes | 10.06.11 - 09h55

Geraldão recebe cerimônia de abertura do Futebol Participativo 2011

Mais de 500 equipes se inscreveram nas categorias aberto, sub-15, sub-17 e feminino

Neste domingo (12), a partir das 14h, a Prefeitura do Recife promove a cerimônia de abertura do Futebol Participativo 2011. Mais de 3.000 pessoas devem comparecer ao evento que vai contar com apresentações culturais, desafios esportivos e o desfile das equipes. O campeonato, que neste ano conta com o patrocínio da Vivo, começa após os festejos juninos, no primeiro final de semana do mês de julho.

Mais de 500 equipes se inscreveram para a 9ª edição do maior campeonato de futebol de várzea do mundo e grande parte delas estarão presentes no desfile de abertura do campeonato, inclusive porque o regulamento, construído pelos próprios participantes, atribui um ponto a todos os times que participam da festa. Durante o evento, serão realizados desafios de embaixadinhas e chutes a gol, com premiação para os melhores. Também ganha prêmios a torcida que levar a maior quantidade de alimentos não-perecíveis para serem doados ao IASC, e também a mais animada.

É a primeira vez que o campeonato, realizado pela Prefeitura do Recife desde 2003, irá contar com um patrocínio. A operadora de telefonia móvel Vivo será uma parceira importante da PCR para uma qualificação ainda maior do projeto. O Futebol Participativo é o maior e mais democrático campeonato de futebol. As equipes, os atletas e os dirigentes comunitários são atores com poder de decisão em todos os momentos do calendário anual do projeto, desde o planejamento, definição do regulamento, julgamentos disciplinares e do gerenciamento dos jogos propriamente ditos. Além disso, o projeto se destaca como um espaço de discussão sobre o universo do futebol, através de cine-debate e palestras.

Tecnicamente o campeonato é feito de forma descentralizada, proporcionando que as equipes joguem sempre próximo do seu local de residência. Nas fases finais, quando o deslocamento é necessário, a Prefeitura custeia o transporte da equipe visitante. Toda a arbitragem, premiação, bolas, redes e a melhoria dos campos também são custeados pela Prefeitura