NOTÍCIAS

Cultura | 10.06.15 - 18h12

São João do Recife 2015: simbora que é festa na cidade toda

img_alt

O São João acontece ainda em outros 12 arraiais descentralizados e 39 arraiais comunitários. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo/PCR)

Muito forró pé de serra, coco, ciranda, quadrilhas. Todas as manifestações culturais do período junino estarão presentes no São João 2015 do Recife. Voltado para a valorização dos artistas locais, o festejo deste ano promete não deixar ninguém parado nos 64 Arraiais Oficiais que estarão espalhados pela cidade, no período de 11 a 30 de junho. A festa contará com, cerca de, 600 apresentações, com destaque para os trios pé de serra que farão mais de 100 delas, e as quadrilhas juninas responsáveis por mais de 100 apresentações.

São três Grandes Arraiais: Mestre Camarão, no Sítio Trindade; Antônio Baracho, na Praça do Arsenal; Almira Castilho, no Pátio de São Pedro; três Arraiais Infantis: Parque Dona Lindu, Parque Santana e Parque da Jaqueira; e cinco Mercados Públicos: Boa Vista, Cordeiro, Madalena, Afogados e Encruzilhada. O São João acontece ainda em outros 12 arraiais descentralizados e 39 arraiais comunitários.  Dois Arraiais  funcionarão exclusivamente na festa de São Pedro: Rua da Moeda e Brasília Teimosa.

Voltado para a valorização dos artistas locais, o festejo deste ano promete não deixar ninguém parado nos 64 Arraiais Oficiais que estarão espalhados pela cidade

Por eles passarão nomes consagrados da nossa música, como Petrúcio Amorim, Elba Ramalho, Maciel Melo, Trio Nordestino, Família Salustiano, Gennaro, Maria DaPaz, Anastácia, Terezinha do Acordeon, Glorinha do Coco, Lia de Itamaracá, entre outros. Também participam da festa os grandes homenageados de 2015: Genival Lacerda, com seu talento e irreverência, e “As Filhas de Baracho”, trazendo a tradicional ciranda.

A abertura oficial acontece com a 11ª Caminhada do Forró, na quinta-feira, 11, no Bairro do Recife. Ed Carlos e a Forrovioca animam a concentração na Rua da Moeda, a partir das 17h30. Depois, às 19h, cerca de 100 sanfoneiros puxam o arrastão pelas ruas do bairro com destino à Praça do Arsenal da Marinha. Concluída a caminhada é a vez do público curtir os shows que acontecem no palco montado na praça, com a presença de Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Josildo Sá, Irah Caldeira, Nadia Maia, Terezinha do Acordeon, Beto Hortis, entre outros.

No Sítio Trindade, em Casa Amarela, nosso principal arraial, a festa começa no dia de Santo Antônio, 13 de junho. Batizado com o nome de “Mestre Camarão” em homenagem ao sanfoneiro que nos deixou em abril deste ano, o Arraial tem três espaços: Palhoção das quadrilhas (que conta com arquibancadas), Sala de Reboco e o palco principal. Além das apresentações musicais, o Arraial Mestre Camarão será palco do Concurso de Quadrilhas Juninas, da Mostra de Quadrilha Infantis (ambos realizados pela Prefeitura) e da Mostra de Quadrilhas do SESC.

O Arraial Antônio Baracho, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife, começa a funcionar no dia 19 de junho. Serão cinco noites de muito forró, com atrações diversas que se apresentam no local a partir das 19h.

O Arraial do Pátio de São Pedro, no bairro de São José, que homenageará Almira Castilho, inicia suas atividades no dia 22 de junho com o Festival de Comida de Santo, a partir das 19h. A festança se estende até o dia 29, dia consagrado ao Santo que dá nome ao Pátio.

Concurso e Mostra de Quadrilhas

Não vai faltar animação, brilho e movimento no Arraial Mestre Camarão, no Sítio Trindade, no bairro de Casa Amarela. Para tornar o Ciclo Junino 2015 ainda mais divertido e emocionante, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, realiza a 31ª edição do Concurso de Quadrilhas Juninas e a 2ª Mostra Recife de Quadrilhas Juninas Infantis.

Religiosidade

O religioso também faz parte da programação do Ciclo Junino 2015 do Recife. No dia 21 de junho acontece a Procissão dos Santos Juninos saindo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, em Casa Amarela, com destino ao Sítio Trindade. Já no dia 26 de junho, o Desfile das Bandeiras sai da Matriz da Boa Vista, na Rua da Imperatriz, na Boa Vista, com destino ao Pátio de São Pedro, no bairro de São José. Ambas as celebrações tem concentração marcada para às 17h.

Eu Amo Minha Rua

Para estimular os recifenses a celebrarem o Ciclo Junino com todas as cores, enfeites e tradições decorativas que a festa mais nordestina do calendário pede, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, prorrogou o prazo das inscrições para o concurso Eu Amo Minha Rua. A competição terá as inscrições encerradas no próximo domingo (14). As 10 primeiras colocadas serão premiadas com a apresentação de um trio de forró pé de serra. Além disso, a rua que ficar em primeiro lugar terá direito também a um show do forrozeiro Maciel Melo. Para participar, os interessados devem inscrever suas ruas, com fotos da decoração, na página www.euamominharua.com.br. No dia 17 de junho, serão divulgadas as 10 vencedoras e no dia 22 será anunciado o primeiro colocado no site do concurso.

Empreendedorismo

A Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo estará presente no São João do Recife com o Programa de Desenvolvimento do Artesanato (PRODARTE). Nos arraiais do Sítio Trindade, na Praça do Arsenal e no Parque Dona Lindu, os artesãos e artesãs que integram o programa estarão expondo e vendendo seus artesanatos durante a festa.

Total de 64 Arraiais:

 - Principais (3): Mestre Camarão (Sítio Trindade), Antonio Baracho (Praça do Arsenal), Almira Castilho (Pátio de São Pedro).

- Descentralizados (12): Coelhos, Santo Amaro 1, Santo Amaro 2, Campo Grande, Bomba do Hemetério, Nova Descoberta, Cordeiro, Várzea, Jardim São Paulo, Ibura (UR-2), Lagoa do Araçá e Praça de Boa Viagem.

- Infantis (3): Parque Dona Lindu, Parque Santana e Parque da Jaqueira.

- Mercados Públicos (5): Boa Vista, Cordeiro, Madalena, Afogados e Encruzilhada.

- Arraiais exclusivos de São Pedro (2): Rua da Moeda, Brasília Teimosa.

- Arraiais comunitários (39): Joana Bezerra, Alto do Capitão, Arruda, Chão de Estrelas, Dois Unidos, Linha do Tiro, Peixinhos, Alto do Refúgio, Buracão, Buriti – Campo da União, Córrego da Fortuna, Córrego do Genipapo, Córrego do Inácio, Guabiraba, Mangabeira, Ponto de Parada, Avenida do Forte, Cosme e Damião, Engenho do Meio, Roda de Fogo, Torre, UR-7, Areias, Barro, Bongi, San Martin, Totó, Brasília Teimosa, Ibura de Baixo, Imbiribeira, IPSEP, Jardim Monteverde, Jordão Baixo, Pina, UR-1, UR-4, UR-5 e Alto José Bonifácio.

 

São João do Recife 2015

www.saojoaodorecife2015.com.br

 

De 11 a 29 de Junho

Homenagens – Genival Lacerda e “As Filhas de Baracho”

 

Arraiais: total de 64

Principais: 3

Infantis: 3

Mercados: 5

Descentralizados: 12

Arraiais de São Pedro: 2

Comunitários: 39

 

Apresentações: cerca de 600

Trios pé de serra: 100 apresentações

Quadrilhas juninas: mais de 100 apresentações